Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE MARIA MARQUES MACHADO

DISCENTE: MONIQUE MARIA MARQUES MACHADO
DATA: 04/10/2017
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PPGA
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIA E GÊNERO NO COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE.
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais, Escola, Violência, Gênero
ÁREA: Antropologia

A violência é um fenômeno crescente no cenário brasileiro, principalmente, sendo esta, vinculada aos jovens, sobretudo, do gênero masculino. Entretanto, esta pesquisa em fase inicial, busca analisar como construções sociais em torno de “violência” e “gênero” são representadas por docentes no cotidiano escolar, buscando compreender quais as motivações que desencadeiam no protagonismo de alunas em eventos violentos na escola, o que vai de encontro ao imaginário social da violência como ato ligado ao universo masculino e desafia a reflexão perante a escola enquanto local de diversidade e manifestações sócio-culturais. Para isto, a pesquisa irá utilizar-se do conceito de Representações Sociais, para efeito de análise, através de procedimentos que contemplam a pesquisa de campo e a realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes do “Colégio Estadual Atheneu Sergipense”, o que concede a esta pesquisa uma metodologia de natureza qualitativa. Pretendendo-se, por meio deste trabalho, ampliar o debate sobre “violência” e “gênero” no âmbito escolar através da interdisciplinaridade entre antropologia e educação.

Interno - 1568142 - CHRISTINE JACQUET
Interno - 1354855 - HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
Presidente - 2656626 - MARCOS SANTANA DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 26/09/2017 10:47