Banca de QUALIFICAÇÃO: YERSIA SOUZA DE ASSIS

DISCENTE: YERSIA SOUZA DE ASSIS
DATA: 26/08/2013
LOCAL: SALA DE REUNIÃO NPPA
TÍTULO: A CONDIÇÃO DA RAÇA E OS SEUS DESDOBRAMENTOS: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Raça; Ações Afirmativas; Cotas; Narrativa; Ensino Superior.
ÁREA: Antropologia

Este trabalho tem por finalidade, fazer um debate sobre como a raça é um elemento condicionante nas relações sociais no Brasil. Pensando, especialmente no contexto universitário público, este trabalho pretende entender como são formatadas as narrativas dos estudantes que utilizaram o sistema de reserva de vagas na sua modalidade cota racial. Buscando inspiração reflexiva nos debates que estão sendo feitos nas Ciências Sociais, sobretudo na Antropologia, busco ancorar as balizes de analise da pesquisa. Além dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em cima da temática Cotas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) (NEVES, 2012; MARCON, 2010; MARCON e SUBRINHO, 2010). Além desse fato, amparo-me na minha pesquisa monográfica de caráter quantitativo acerca das cotas na UFS realizada no ano de 2011 e que teve como recurso empírico os dados obtidos através da CCV (Comissão de Concurso Vestibular) das primeiras turmas ingressantes na modalidade cota. A UFS continua a ser meu espaço de investigação. Desta forma, objetivamente o trabalho almeja entender a condição da raça enquanto fator condicionante presente na narrativa de estudantes cotistas raciais e os implicativos dessa questão. A partir de um planejamento metodológico que elegeu a entrevista e a construção do campo (BERG,2006) como fatores imprescindíveis para o êxito da pesquisa, busco entender como as relações dos cotistas raciais estão estabelecidas no contexto da UFS. E, como isso se apresenta na narrativa destes estudantes. Deste modo, penso em dar continuidade ao debate que venho traçando sobre o Programa de Ações Afirmativas na UFS.

Presidente - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Interno - 1354855 - HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
Interno - 1704664 - UGO MAIA ANDRADE

Notícia cadastrada em: 02/08/2013 16:58