Internacionalização do PPGL: redes de pesquisa na América Latina

Quando se pensa em internacionalização da pós-graduação, quase sempre se remete a parcerias com Europa e Estados Unidos, assim como a língua inglesa como veículo. Mas não podemos esquecer nosso lugar no mundo e nossas fronteiras. Nosso programa tem estabelecido parcerias e formado redes de pesquisa na América Latina, com resultados que dão visibilidade às nossas pesquisas e fortalecem áreas de estudos ainda emergentes.

Cleide Faye Pedrosa, docente da linha Estudos do Discurso: Identidades e Relações de Poder, participou de uma atividade em rede organizada pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador, da Venezuela, sobre Lectura y comprensión crítica en la Universidad: De la heterorregulación a la autorregulación, tratando do papel do contexto na competência em leitura. A conferência pode ser assistida em Contextos y su papel en la competencia de la lectura.

Na Universidad de Buenos Aires, Raquel Freitag, docente da linha Linguagem, usos e tecnologias, ministrou a conferência As Fronteiras da Linguística e os desafíos de uma ciência aberta.

Além do debate em questões mais ampliadas, a discussão de projetos em temáticas atuais e inovadoras também faz parte da nossa inserção nas redes de pesquisa na Améria Latina. Cleide Faye Pedrosa participou do Simposio Internacional: Identidades en la modernidad tardía, que reuniu abordagens dos Estudos do Discurso, Semiótica e Cognição corporificada na Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), no México, apresentando resultados do seu projeto em desenvolvimento no PPGL intitulado Análise Crítica do Discurso e grupos vulneráveis: narrativas do eu e as construções identitárias do sujeito surdo, com a comunicação Narrativas de vida y estudio de la (re)construcción identitaria del sujeto sordo brasileño y portugués.

Raquel Freitag participou do XVIII Congreso de la Sociedad Argentina de Estudios Lingüísticos, presencialmente, na Facultad de Lenguas, da Universidad de Comahue, Argentina, para compor o painel Lenguaje y género: un campo de investigación complejo, coordenado por Gabriel Dvoskin e  Gabriela Zunino, apresentando o trabalho Língua, gênero e sociedade: panorama brasileiro, que explora resultados de seu projeto Pistas do processamento da variação linguística, em andamento junto ao PPGL.

Estes são apenas alguns exemplos de como nosso programa tem contribuído para o debate mais amplo na área das ciências da linguagem, em especial na formação de redes de pesquisa na América Latina. Que venham os próximos!

Notícia cadastrada em: 01/06/2023 18:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf