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Banca de DEFESA: MATHEUS SANTANA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS SANTANA RIBEIRO
DATA: 26/05/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 408-B didVII
TÍTULO: MAGISTÉRIO E ESPETÁCULO: OS SENTIDOS DE PROFESSOR NA SÉRIE DE TV “SEGUNDA CHAMADA”
PALAVRAS-CHAVES: Mídia. Educação. Análise de Discurso.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

A partir da análise do panorama histórico e social do acontecimento das primeiras transmissões da televisão brasileira, é possível perceber como professores ficcionais foram personagens dos produtos audiovisuais dessa mídia televisiva. Diante dessa perspectiva, entre os anos de 2019 e 2021, tem-se a série de TV da Rede Globo “Segunda Chamada” que propõe, na narrativa da primeira temporada, representar personagens de professores da rede estadual de São Paulo na modalidade de ensino denominada de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Partindo dos princípios e procedimentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) vertente francesa, como apontam os teóricos Michel Pêcheux (2014a, 2014b e 2015) e Orlandi (2020a e 2020b), esta pesquisa procura analisar os discursos verbais e não verbais dos personagens professores da referida série de TV, através da compreensão dos sentidos diante das condições de produção desses discursos, que existem nas relações entre os sujeitos que produzem por meio do discurso midiático televisivo. Dessa forma, este trabalho tem como referencial teórico de Dela-Silva (2004, 2008, 2011), Jost (2007, 2011), Bucci; Kehl (2004), Gregolin (2003) e Payer (2005) para mídias e discurso televisivo, enquanto que Costa (1995), Almeida (2006), Louro (1989, 2009), para o panorama histórico de docente no ensino brasileiro, e as considerações teóricas de materialidades significantes de Lagazzi (2009, 2015, 2020), Souza (2001) e Orlandi (1992, 1995). Esse caminho bibliográfico se articula com concepções da Análise de Discurso de discurso, interdiscurso, memória discursiva, formações ideológicas e imaginárias e formulações visuais. Os resultados da análise mostram sentidos de professor articulados com fios históricos, sociais e ideológicos à constituição do magistério brasileiro, uma aproximação ao discurso da maternidade (feminilização da profissão de professora), e por fim, a potencialização do fator midiático de espetacularização da profissão de professor, visando o estanque da memória discursiva da educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 051.880.245-00 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS MARTINS DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 25/05/2023 13:22
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