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Banca de DEFESA: NEILTON FALCÃO DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEILTON FALCÃO DE MELO
DATA: 25/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 402 da Didática VII
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES DOCENTES E ETHOS DO PROFESSOR: ANÁLISE DE ENTREVISTAS DE MORADORES DA CIDADE DE ESTÂNCIA-SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Análise do Discurso. Profissão docente. Representações docentes. Ethos discursivo do professor.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de Linguagem: identidades e práticas sociais e propõe-se a analisar a construção das representações docentes e do ethos do professor em entrevistas de moradores de Estância, na busca de identificar quais são essas imagens e como elas circulam nesta cidade. Em nossas análises, contrapomos representações docentes a ethos discursivo do professor. Essas imagens são construídas no discurso, no entanto, enquanto a primeira é construída a partir da representação que se faz do professor no corpus selecionado para compor nossa análise, a segunda corresponde à imagem de si que o professor cria por meio do seu discurso. Partimos da hipótese de que as representações docentes construídas de forma estereotipada por historiadores aparentam ter marcas potenciais nas representações docentes construídas por moradores da cidade de Estância, e isso pode levar à confirmação de que a sociedade cria representações docentes generalizadas ou distantes da realidade referente ao professor. Visto que o ethos discursivo é consequência de diversos fatores, tais imagens podem reverberar no ethos do professor. Adotamos como respaldo teórico os estudos sobre o ethos a partir de Aristóteles (1995; 2015) e Maingueneau (1993; 2008, 2013; 2015; 2016; 2018a; 2018b; 2020); para as análises das representações docentes, seguimos os estudos de Jodelet (2001) e Pêcheux (2014a; 2014b; 2015); para a noção de estereótipos, partimos de Amossy (2018a; 2018b) e também Amossy e Pierrot (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativista. O campo empírico da pesquisa são moradores da cidade de Estância. Participaram do estudo dez pessoas não professores e dez professores. O procedimento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista estruturada, com perguntas construídas com base nas representações docentes depreendidas em obras de historiadores da educação. Os resultados sinalizaram que o professor sempre teve uma imagem discursiva não muito valorizada socialmente, de um modo geral, incluindo-se aí tanto os baixos salários quanto a falta de reconhecimento e respeito por sua profissão. Observamos que produções sobre esse tema ainda são pouco exploradas academicamente, possibilitando, assim, que esta pesquisa seja um aporte para análises gerais no âmbito dos estudos discursivos e retóricos e também para a análise da condição do professor na história do Brasil.

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 1308591 - JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 2228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Externo à Instituição - CLÁUDIA NELI BORRAGINI ABUCHAIM DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANA LÚCIA MAGALHÃES

Notícia cadastrada em: 24/03/2023 17:17
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