Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE FREITAS BRANDÃO
DATA: 28/09/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCSA - departamental I (UFS)
TÍTULO:
"VOCÊ QUER SER PROFESSOR? UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA PELA PROFISSÃO DOCENTE"
Representação social do professor. Interesse pela profissão docente. Licenciatura em Pedagogia.
O presente estudo teve por objetivo analisar as representações sociais que estudantes de licenciatura em Pedagogia têm acerca da profissão docente e o interesse dos mesmos em relação ao futuro exercício profissional. Utilizou-se a teoria das representações sociais e contribuições da Psicologia do Trabalho para contextualizar a temática abordada no âmbito da Psicologia Social. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e utilizou para a coleta de dados um questionário próprio, auto-aplicável, com questões fechadas, semi-fechadas e abertas referentes ao tema do estudo. O questionário visou aos objetivos secundários de: identificar as representações que esses estudantes de licenciatura em Pedagogia tinham acerca da profissão de professor; descrever como os mesmos avaliavam a escolha do curso de formação que estavam realizando; e explorar o interesse desses estudantes em relação ao exercício da docência. Os dados foram tratados com análise estatística e de conteúdo. Os resultados mostraram que, em geral, os estudantes avaliavam a figura do professor como sendo de grande importância para a sociedade, porém reconheciam que há uma desvalorização social da profissão e que o professor é de certo modo impotente para realizar a mudança necessária na sociedade, embora tenha ao mesmo tempo um importante papel a cumprir para a transformação social. Destaca-se, na avaliação da escolha do curso, que fatores relacionados ao conteúdo (significado) do trabalho tenderam a ser critérios adotados para tal escolha, enquanto fatores ligados ao contexto da profissão (desvalorização social, remuneração, sobrecarga de trabalho), foram mais frequentemente atribuídos como justificativas para insatisfação com a opção de curso realizada. A maioria dos participantes relatou que pretende exercer a docência, porém, foi evidenciado baixo interesse por uma atuação mais duradoura nessa atividade. Os estudantes também se dividiram em seus planos para logo após a formatura, entre a atuação na Educação Básica, a continuidade dos estudos e o exercício de uma função técnica. Outro resultado obtido foi que a avaliação de aspectos relacionados à profissão docente tendeu a ser mais positiva dentre os alunos que pretendiam exercer a profissão de professor, dentre os que se descreveram mais satisfeitos com a escolha do curso, e dentre os que perceberam de modo positivo a experiência tida na função de professor. O estudo apontou para a necessidade de melhoria das condições de trabalho da profissão de professor a fim de favorecer o ingresso e a permanência dos estudantes na carreira docente.