Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA DOS SANTOS
DATA: 25/03/2024
LOCAL: meet.google.com/trt-ftog-bvd
TÍTULO: INTERVENÇÃO EM SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: IMPACTOS NA IDENTIDADE, AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS E REDUÇÃO DO PRECONCEITO
PALAVRAS-CHAVES: Socialização étnico-racial. Crianças. Autoestima. Identidade. Racismo.
ÁREA: Psicologia

É amplamente reconhecido que a sociedade brasileira está estruturada sobre desigualdades raciais históricas, as quais permeiam diversos aspectos da vida social, política e econômica do país. Essa realidade vai se materializar nas instituições educacionais moldando as relações, as oportunidades de acesso, e as experiências de vida escolar de diferentes grupos raciais no Brasil. O racismo, assim como o preconceito e discriminação, resulta em danos imediatos na escola, e exerce impactos de longo prazo na formação da identidade e autoestima das crianças negras, ao mesmo tempo que fortalece sentimentos de superioridade nas crianças brancas. Neste cenário, a Psicologia Social do Racismo é convocada a pesquisar e intervir sobre a formação da identidade étnico-racial, visto que esta se entrelaça com elementos fundamentais para o bem estar psicológico, como autoestima, autoconceito e sentimento de pertença O objetivo geral desta tese é investigar se um conjunto de intervenções em socialização étnico-racial é capaz de produzir alguma mudança nos escores de identidade étnico-racial, pertença grupal, autoestima de crianças negras e se estas intervenções produzem o efeito de redução do preconceito em todas as crianças. O estudo está sendo realizado com crianças brancas e negras com idades entre 9 e 12 anos, de uma escola pública na cidade de São Cristóvão/Sergipe. Para atingir os objetivos serão utilizados uma série de instrumentos: autodeclaração étnico-racial, medida de pertença grupal, medida de autoestima, medida preconceito, antes e depois da exposição dos participantes a um programa de intervenção. A tese está organizada em 5 capítulos. O capítulo 1 consiste em uma revisão da literatura onde os leitores serão apresentados aos principais conceitos que serão discutidos ao longo da tese. O capítulo 2 traz uma revisão integrativa da literatura das práticas interventivas em socialização étnico-racial já empreendidas em escolas brasileiras. No capítulo 3 será apresentado o Estudo 1, que investigará a socialização étnico-racial dos participantes. No capítulo 4 serão apresentadas cada uma das seis atividades interventivas que foram excetuadas com os participantes. E Por fim, o capítulo 5 trará o Estudo 2 onde serão avaliados os níveis de identidade étnico-racial, autoestima de crianças negras antes e depois da exposição às intervenções, bem como se houve a redução do preconceito racial em todas as crianças. Espera-se que a socialização étnico-racial tenha influência positiva sobre a identidade étnica das crianças, que altere positivamente o sentimento de pertença grupal, que afete positivamente a autoestima de crianças negras e que reduza o preconceito em todas as crianças. Essa tese tem o potencial de preencher uma lacuna substancial na compreensão atual sobre os impactos da socialização étnico-racial nas identidades, ao passo que inova ao oferecer orientações teóricas e práticas bem estruturadas para abordar a socialização étnico-racial no ambiente escolar.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA

Notícia cadastrada em: 18/03/2024 09:05