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Banca de DEFESA: LUANA CRISTINA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA CRISTINA SILVA SANTOS
DATA: 23/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do GEPPS
TÍTULO: Burnout e docência: Análise do papel mediador de variáveis psicológicas.
PALAVRAS-CHAVES: burnout, esgotamento profissional, estresse, docência, professor
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A docência é uma profissão com características peculiares que podem predispor o indivíduo ao esgotamento, o que implica na qualidade do trabalho e afeta uma ampla gama de pessoas. Há consequências não só para o indivíduo exposto ao fenômeno, mas também para suas redes proximais pessoal e profissional. Em virtude da marcante presença de variáveis psicológicas associadas ao aparecimento de burnout, juntamente à escassez de modelos teóricos sobre a saúde mental dos docentes, a presente tese objetivou testar um modelo teórico explicativo do burnout em professores. Para tanto, foi necessária a realização de quatro estudos: I) Revisão de escopo sobre burnout e saúde mental em professores; II) Tradução e validação da Brief Coping Resilient Scale (Escala Breve de Coping Resiliente [EBCR]); III) Teste de modelo explicativo de sintomas depressivos antes e durante a pandemia de COVID-19 e IV) Teste do modelo teórico explicativo de sintomas de burnout em professores. O Estudo I encontrou na literatura relações entre variáveis psicológicas (autoeficácia, coping e emoções) e burnout, permitindo a consolidação do modelo teórico a ser testado. O Estudo II confirmou evidências de validade da EBCR em amostra de professores, o que tornou possível seu uso no último estudo já adaptado ao grupo específico de professores. Os resultados do Estudo III demonstraram que a emoção ansiedade funcionou como mediadora da relação entre perceber-se esgotado antes da pandemia e sintomas depressivos, mas não houve relações significativas em perceber-se esgotado durante a pandemia. O Estudo IV, por sua vez, mostrou como mediadores entre percepção de estressores ocupacionais e sintomas de burnout as emoções prazer e ansiedade. Ao utilizar um modelo teórico explicativo elaborado em todas as suas etapas, com medidas específicas ao grupo estudado, espera-se principalmente fomentar a criação de intervenções específicas em saúde mental de professores. Conforme os achados do presente estudo, intervenções podem ser direcionadas ao trabalho de regulação emocional, com a promoção de emoções positivas como o prazer ou diminuição de emoções negativas como a raiva, dado que foram importantes variáveis mediadoras dos sintomas de burnout.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo à Instituição - FLAVINÊS REBOLO
Externo à Instituição - MICHELLE MORELO PEREIRA
Externo à Instituição - Makilim Nunes Baptista

Notícia cadastrada em: 06/02/2024 06:09
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