Banca de DEFESA: ISRAEL JAIRO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISRAEL JAIRO SANTOS
DATA: 05/02/2024
LOCAL: meet.google.com/bpw-meak-doh
TÍTULO: A AMEAÇA DOS ESTEREÓTIPOS E A INFRA HUMANIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS NEGROS
PALAVRAS-CHAVES: Ameaça dos estereótipos, escolha profissional, adolescentes-negros, infra humanização
ÁREA: Psicologia

Objetivou-se nesta tese avaliar os impactos da ameaça dos estereótipos sobre o processo deescolha profissional dos negros, bem como investigar se o fenômeno da infra humanização dosnegros associasse ao status das ocupações profissionais. Uma vez que a escolha profissional éuma importante decisão que repercute na fase adulta. E caracteriza-se por ser um fenômenocomplexo e com múltiplas variáveis. Contudo, para os negros, os estereótipos se constituemnuma barreira adicional que limita as opções deles a escolhas profissionais de baixo status,tornando para eles as escolhas profissionais de alto status em decisões contra normativas. Aopasso que as crenças infra humanizadas dos negros potencializam a segregação ocupacional emocupações de baixo status. O que torna este contexto propício para que no momento da escolhaprofissional, a ameaça dos estereótipos (AE) impacte negativamente as escolhas profissionaisdeles e os faça escolher profissões condizentes com as estereotipadas de seu grupo, ou seja,profissões de baixo status. Sendo assim, realizou-se 8 estudos, sendo 3 revisionais (I) revisão daliteratura sobre os estereótipos e a ameaça dos estereótipos, II) revisão do escopo sobre aameaça dos estereótipos e escolha profissional, III) revisão de literatura da infra humanização eos estereótipos) e 5 empíricos. O quarto estudo foi um experimento que avaliou a infrahumanização e a atribuição de profissões (alto vs baixo status) a negros e brancos. O quintoestudo foi um quase experimento que avaliou as escolhas profissionais (alto vs baixo status) dosnegros em contextos de AE, sem a ameaça (SA) e contra estereotipado (CE). Com semelhantedesenho metodológico, o sexto estudo avaliou os impactos da AE sobre sentimento depertencimento escolar, intenção de ingresso no ensino superior. O sétimo estudo avaliou osefeitos da AE sobre as expectativas de futuro dos negros, e o oitavo estudo avaliou os impactosda AE sobre as expectativas sociais e pessoas dos negros. Os resultados indicaram que a infrahumanização é uma realidade psicológica que se sobrepõe ao status profissional do negro. Umavez que para um branco o favoritismo endogrupal o fará desconsiderar as diferenças de statusda profissão, e o negro mesmo tendo uma performance profissional de alto status, serápercebido como menos humano do que um branco com performance profissional de baixostatus enquanto persistir o padrão normativo (racista) vigente de avaliação dos grupos raciais.Ademais, os negros quando submetidos a AE escolheram mais profissões de baixo status. Eapresentaram menor sentimento de pertencimento a escola, identificação profissional eintenção de ingresso no ensino superior; bem como apresentaram menor expectativas de futuro,expectativas sociais e pessoais se comparado aos negros das outras condições experimentais. Econstatou-se que a para os brancos as manipulações não surtiram efeitos sobre as variáveisestudas. Diante disto conclui-se que as escolhas profissionais dos negros são mediadas pelosestereótipos, e que contextos estereotipados são potentes em reduzir as aspirações profissionaisdos negros. Sendo a ameaça dos estereótipos um importante fenômeno que impacta dimensãoda tomada de decisão dos negros no que concerne as escolhas profissionais, ademais, possuiefeitos estendidos sobre o interesse, permanência e motivação no ambiente escolar, aspectoque se relaciona diretamente com o processo de construção de um projeto de vida do negro.

Externo à Instituição - ALINE VENCESLAU VIEIRA DE LIMA
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - MARCOS EMANOEL PEREIRA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG