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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA CRISTINA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA CRISTINA SILVA SANTOS
DATA: 11/10/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala do GEPPS
TÍTULO: Burnout em professores
PALAVRAS-CHAVES: burnout, esgotamento profissional, estresse, docência, professor
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O burnout é considerado um fenômeno psicossocial que ocorre como resposta crônica a estressores advindos da situação laboral, uma vez que o ambiente de trabalho e sua organização podem ser responsáveis pelo sofrimento e desgaste que acometem os trabalhadores. A docência é uma profissão com características peculiares que podem predispor o indivíduo ao esgotamento: muitos professores acumulam funções de docência com administrativas e na maioria das vezes não estão incluídos nas tomadas de decisões relacionadas à instituição, sendo mero executores de tarefas, além de possuírem tempo reduzido para atualização profissional. Tal esgotamento implica na qualidade do trabalho, que por sua vez afeta uma ampla gama de pessoas, tendo consequências biopsicossociais não só para o indivíduo exposto ao fenômeno, mas também para suas redes proximais pessoal e profissional. A despeito da presença marcante de variáveis psicológicas associadas ao aparecimento de burnout e da escassez de modelos teóricos que enfatizem variáveis relacionadas à saúde mental dos docentes, acredita-se que a partir de intervenções específicas baseadas no modelo teórico explicativo do fenômeno é possível reduzir o índice de prevalência do fenômeno nesse grupo. Assim, partindo do pressuposto de que há medidas cognitivas e afetivas do burnout que se sofrerem intervenção em sua dinâmica alteram a probabilidade de desenvolvimento de sintomas relacionados à síndrome, a presente tese objetivará testar um modelo teórico explicativo do burnout em professores do Ensino Básico. Para tanto, será necessária a realização de quatro estudos: I) Revisão de escopo sobre burnout e saúde mental em professores; II) Tradução e validação da Brief Coping Resilient Scale; III) Teste de modelo explicativo de sintomatologia depressiva e IV) Teste do modelo teórico explicativo do burnout em professores. Destes, os estudos I, II e III já foram realizados. Espera-se que ao utilizar um modelo teórico explicativo elaborado em todas as suas etapas, com medidas específicas ao grupo estudado, será fomentada a criação de intervenções específicas em saúde mental de professores com vistas à prevenção do burnout e seus desfechos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Externo à Instituição - ANDRESSA MELINA BECKER DA SILVA
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 03/10/2023 17:01
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