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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA MODESTO MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MODESTO MATOS
DATA: 10/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/psn-mcjp-ifk .
TÍTULO: TÍTULO: Autoestima, identidade étnico-racial, socialização étnico-racial e a consciência cultural na formação inicial de professores
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade étnico-racial; ERER; Identidade étnico-racial;Consciência multicultural; Socialização étnico-racial.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Sabe-se que a educação é concebida como um direito de todos, sendo considerada um dosprincipais meios de transformação social. Observa-se que, após assegurar o acesso à educação,outras problemáticas foram evidenciadas como: o currículo monocultural e etnocêntrico, asatitudes e crenças docente, o material didático e as relações estabelecidas no ambiente escolar.Assim, a partir das reivindicações e apontamentos dos movimentos sociais e da sociedade,ocorre progressivamente a aprovação da legislação em prol da valorização da diversidadeétnico-racial nas escolas, cujo ápice se encontra na promulgação da Lei 10.639/2003. Dessemomento em diante, as instituições de ensino têm a obrigação de socializar os saberes sobre ahistória e a cultura do povo afro-brasileiro e africano. Logo, são duas décadas de açõesdestinadas a reformular currículos e formar docentes com habilidades para atuarem em salas deaulas culturalmente diversas, porém, mesmo diante dessas inciativas, ainda é possível percebero despreparo dos professores em construírem espaços sensíveis à diversidade, contexto queinfluencia negativamente na trajetória escolar dos estudantes. Isso posto, o presente trabalhovisa analisar a autoestima, a consciência multicultural e a identidade étnico-racial dosprofessores em formação inicial a fim de compreender como esses aspectos foram construídos ecomo podem influenciar na atuação desses futuros profissionais em sala de aula. Para atingir afinalidade proposta, este relatório será estruturado em 4 capítulos apresentados em formato deartigos (2 revisões da literatura, sendo uma revisão sistemática, e 2 estudos empíricos). OCapítulo I analisou teoricamente a educação para as relações étnico-raciais na legislaçãonacional e a aplicação no ambiente escolar, resultando em uma síntese de medidas adotadas paraimplementar a temática étnico-racial nos currículos. O Capítulo 2 analisou o trabalho com aERER na formação inicial docente em instituições de ensino superior brasileiras. Nesse foipossível identificar mudanças, permanências e possibilidades na inserção do tema nos cursos delicenciatura. O Capítulo 3 encontra-se em construção, pois está na fase de tradução e validaçãoda Teachers' Multicultural Attitude Scale para posteriormente analisar a consciênciamulticultural de professores em formação inicial. Por fim, o Capítulo 4, em construção,analisará a relação entre autoestima, consciência multicultural e identidade-étnico racial dosprofessores em formação inicial e como esses aspectos podem implicar na socialização étnico-racial em salas de aula culturalmente diversas. Em suma, pretende-se com esta pesquisa ampliara literatura sobre as relações étnico-raciais, a Psicologia Social e a Educação. Ademais, almeja-se identificar os entraves e possibilidades que dificultam e/ou favorecem a atuação docentedirecionada à diversidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - PATRICIA DA SILVA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG

Notícia cadastrada em: 13/09/2023 14:47
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