Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANA SANTOS DE OLIVEIRA

DATA: 07/07/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: O COMPROMISSO SOCIAL DA PRÁTICA PSICANALÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Psicanálise; Política; Clínicas Públicas; Institutos de formação; Expansão; Nazismo.
ÁREA: Psicologia

No Brasil, não é recente o interesse em ampliar o dispositivo da clínicapsicanalítica, e nos últimos anos isso só vem aumentando. É nesse contexto derevisitação do compromisso social da psicanálise e do interesse crescente pela suaprópria história que surge o presente texto com o objetivo de fazer um trabalho de“recordação” através da pesquisa bibliográfica. No primeiro momento, foi feita umarevisão de alguns fatos que permearam o movimento psicanalítico durante a I GuerraMundial e que delinearam o discurso de Freud, em 1918. Em seguida, abordou-se aexpansão da psicanálise através das Clínica Públicas e dos Institutos de Formação.Houve um enfoque somente em relação às três primeiras instituições: Berlim, Viena eLondres, perpassando sob três aspectos: estrutura, funcionamento e conflitos com acomunidade médica. À vista disso, o quarto capítulo deteve-se à análise da formação edos impasses em relação à análise leiga. Por fim, foi discutido o projeto de “salvação”da psicanálise durante o nazismo, assim como o fim do projeto proposto por Freud, nadécada anterior.

Presidente - 1542106 - DANIEL MENEZES COELHO
Externo ao Programa - 1404092 - LEOMIR CARDOSO HILÁRIO
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS OLIVEIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 26/06/2023 16:01