Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍSA CARVALHO SILVA

DISCENTE: MAÍSA CARVALHO SILVA
DATA: 05/05/2023
LOCAL: Sala de reuniões do PPGPSI
TÍTULO: Desregulação emocional: relações com sintomas de ansiedade e de depressão em estudantes de mestrado e de doutorado
PALAVRAS-CHAVES: desregulação emocional; ansiedade; depressão; mestrado; doutorado; pós-graduação.
ÁREA: Psicologia

A presente dissertação buscou analisar as relações entre a Desregulação Emocional (DE), os sintomas de ansiedade e de depressão em estudantes de mestrado e de doutorado por meio de dois estudos. No estudo 1, realizou-se uma revisão de escopo acerca da relação entre a DE, os sintomas de ansiedade e de depressão em adultos por meio de três objetivos norteadores: (1) conceitos de DE adotados na literatura, (2) formas de mensuração para avaliar a DE na ansiedade e na depressão e (3) achados sobre a capacidade preditiva da DE. Para o estudo 2 (em andamento) será desenvolvida uma investigação empírica visando a mensuração dos níveis de DE, das preocupações acerca da pós-graduação, dos sintomas de ansiedade e os de depressão em estudantes de mestrado e de doutorado. Espera-se que esses estudos possam permitir a elaboração futura de estratégias de intervenção específicas para essa população que mitiguem as consequências à nível cognitivo, emocional e comportamental proporcionadas por desfechos em saúde disfuncionais, como os sintomas de ansiedade e de depressão, os quais podem interferir na rotina e na adaptação desses alunos na PG.

Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo à Instituição - SONIA MARIA GUEDES GONDIM

Notícia cadastrada em: 14/04/2023 11:20