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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAVÍNIA MARIA LIMA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAVÍNIA MARIA LIMA ANDRADE
DATA: 06/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Didática VII (sala 402).
TÍTULO: Autoeficácia para aprender e estratégias de coping em alunos do Ensino Médio na pandemia: um estudo comparativo entre ensino remoto e híbrido.
PALAVRAS-CHAVES: Autoeficácia. Estratégias de coping. Adolescentes. Ensino Médio.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O surgimento da Covid 19 em dezembro de 2019 instalou no mundo uma sucessão de eventos desafiadoresem múltiplos segmentos sociais. No que tange ao contexto educacional, em especial com o público deEnsino Médio no Brasil, as lacunas nos processos de aprendizagem eram previsíveis diante do históricodas disparidades sociais. As preocupações da comunidade científica com aspectos de saúde mental diantedo isolamento social e as variáveis psicológicas de impacto nos processos de aprendizagem ganham umcontorno desafiador com os adolescentes pelas características inerentes a essa etapa do desenvolvimento.Nessa perspectiva, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de mapear as variáveis de desfecho noque se referem ao processo de percepção da aprendizagem no ensino remoto e híbrido e os principaisimpactos no desenvolvimento dos adolescentes do Ensino Médio. O primeiro estudo foi uma revisãonarrativa de literatura com o objetivo de identificar os principais impactos vivenciados pelos adolescentesdo Ensino Médio durante o período de isolamento social decorrente da pandemia nos anos de 2020 (ensinoremoto), 2021 (ensino híbrido) e da reabertura das instituições escolares em 2022 (ensino presencial). Osresultados indicam impactos na saúde mental e interrupção de tarefas importantes do desenvolvimento,lacunas nos processos de aprendizagem em português e matemática, aumento da evasão escolar e reduçãona inscrição e comparecimento na prova do ENEM. O segundo estudo (em andamento) caracterizou-sepor ser de levantamento sequencial, quantitativo e comparativo. O objetivo foi comparar os níveis deautoeficácia para aprender e as estratégias de coping dos escolares em dois momentos da pandemia, asaber: ensino remoto, em 2020 e ensino híbrido, em 2021. A amostra total foi de 947 estudantes do Ensino
Médio de Sergipe de diferentes perfis sociodemográficos. Os participantes responderam três instrumentos:o Questionário de dados sociodemográficos, a Escala de Autoeficácia para o Ensino Médio e o Brief Cope.Os resultados indicam que as disciplinas de exatas (física, química e matemática) foram avaliadas comoas mais difíceis de aprender no período de 2020 e 2021, e apontam que não há diferença significativa naautoeficácia para aprender e nos níveis de estratégias de coping entre as amostras de 2020 e 2021, noentanto, há diferenças entre estudantes que já concluíram ensino médio (pré-vestibular) e os da terceirasérie do ensino regular. O terceiro estudo (em andamento) trata-se de uma revisão integrativa de literaturaque busca analisar estudos que investiguem a associação entre as estratégias de coping e autoeficácia e odesempenho nas disciplinas de exatas no Ensino Médio. Espera-se que esta dissertação possa contribuircom o desenvolvimento de futuras intervenções com adolescentes em contextos educacionais, com vistasa dirimir os danos ocasionados pelo isolamento social e fechamento das escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Externo à Instituição - LUIZ RICARDO VIEIRA GONZAGA
Interno - 022.037.069-96 - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 16/02/2023 10:05
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