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Banca de DEFESA: KARINE DAVID ANDRADE SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE DAVID ANDRADE SANTOS
DATA: 15/02/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Didática VII (sala 402).
TÍTULO: MODELO EXPLICATIVO PARA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS PAPÉIS DA ATENÇÃO PLENA, REGULAÇÃO EMOCIONAL, AUTOCOMPAIXÃO E SENTIDO DE VIDA .
PALAVRAS-CHAVES: saúde mental; atenção plena; regulação emocional; autocompaixão; sentido de vida.
PÁGINAS: 424
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta tese teve o objetivo geral de estruturar o impacto das relações entre mindfulness, autocompaixão, regulação emocional e sentido de vida, na saúde mental nos professores da Educação Básica da rede pública estadual da cidade de Aracaju e da região norte da Bahia, segmentado nos objetivos específicos, a seguir: a) compreender a experiência de autocompaixão, o sentido de vida e a saúde mental de professores da Educação Básica da rede pública estadual de ensino, nos municípios de Aracaju e na região norte do interior da Bahia; b) testar um modelo explicativo para os perfis da síndrome de burnout (SB), tendo mindfulness e a autocompaixão, como preditores, e as estratégias de regulação emocional e sentido de vida, como variáveis mediadoras em professores da Educação Básica da rede pública estadual de ensino, nos municípios de Aracaju e na região norte do interior da Bahia; c) testar um modelo explicativo para o TAL (transtorno ansioso leve) e TDL (transtorno depressivo leve), tendo mindfulness e a autocompaixão, como preditores, e as estratégias de regulação emocional e sentido de vida, como variáveis mediadoras em professores da Educação Básica da rede pública estadual de ensino, nos municípios de Aracaju e na região norte do interior da Bahia. Para aprofundamento teórico, foram elaborados sete capítulos, distribuídos em duas seções: na primeira, foram dispostos quatro teóricos e, na segunda, três revisões integrativas. O Capítulo 1 objetivou apresentar a prevalência e os principais motivos relacionados a TMCs, conceitos sobre o esgotamento profissional e fatores relacionados à manifestação dessa síndrome, em docentes da Educação Básica; o Capítulo 2 teve o intento de apresentar os principais conceitos da logoterapia e a relação entre sentido de vida e saúde mental; o Capítulo 3, a finalidade de descrever o histórico, os conceitos, instrumentos, mecanismos e resultados das pesquisas em autocompaixão e o Capítulo 4 objetivou apresentar história, conceitos e medidas, mecanismos, resultados e cuidados, nas intervenções em atenção plena e a aplicação das intervenções em mindfulness, para professores. O quinto capítulo visou investigar a relação entre sentido de vida (SV) e saúde mental em professores, cujos achados apontaram que o sentido de vida está associado negativamente à síndrome de burnout e estresse percebido e proporciona melhores índices de funcionamento psicológico e de satisfação vital em docentes ; o sexto capítulo objetivou descrever e examinar os resultados dos estudos sobre autocompaixão e sentido de vida, cujas conclusões indicaram que uma associação positiva entre sentido de vida e autocompaixão possibilita o bem-estar subjetivo e desfechos positivos, em saúde mental ; o sétimo capítulo teve por finalidade descrever e examinar os resultados das intervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores, indicando um predomínio dos programas MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e um incremento nos níveis de saúde mental dos participantes, cujos treinamentos contemplavam módulos de autocompaixão, compaixão e regulação emocional. Após a estruturação teórica da tese, a seção III apresentou os resultados dos estudos empíricos, contemplando os objetivos específicos da tese. O Capítulo 8 contemplou o primeiro objetivo específico da tese, cujos resultados obtidos pelo software IRaMuTeQ indicaram que a sala de aula, as condições de trabalho e os aspectos individuais incidem na qualidade da saúde mental desses trabalhadores que, por outro lado, têm o processo educativo como uma fonte de realização existencial.O Capítulo 9 atendeu ao segundo objetivo específico da tese, indicando, por modelo regressivo, que o perfil frenético é explicado pela autocompaixão e uma faceta de mindfulness; os achados das modelagens por equações estruturais (MEEs) indicaram que, para o perfil subdesafiado, o fator geral de autocompaixão covariou, negativamente, para a busca de sentido de vida, variável com relação positiva para esse tipo de esgotamento profissional. A mesma análise estatística, conduzida para o perfil desgastado, resultou que o fator geral de autocompaixão covariou, de maneira positiva, com a presença de sentido de vida, variável com associação negativa com esse desfecho em saúde mental. Por fim, o capítulo 10 contemplou o terceiro objetivo específico deste trabalho, apontando, por meio do modelo regressivo, que a TAL é explicada pela autocompaixão e por algumas facetas de mindfulness; o TDL, por meio dos cômputos da MEE, o fator geral de autocompaixão impactou positivamente, a presença de sentido de vida, que, por sua vez, se associa, negativamente com o desfecho em questão. Conclui-se que esta tese contemplou os objetivos propostos, pois, foram encontrados resultados significativos, envolvendo autocompaixão, em especial, e sentido de vida nos trabalhadores pesquisados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEX MOURÃO TERZI
Externo à Instituição - BRUNO FIGUEIREDO DAMASIO
Externo à Instituição - CLEIA ZANATTA CLAVERY GUARNIDO DUARTE
Externo à Instituição - JAVIER GARCÍA CAMPAYO
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO

Notícia cadastrada em: 06/02/2023 10:37
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