Banca de DEFESA: JÉSSICA JULY DANTAS SANTOS

DISCENTE: JÉSSICA JULY DANTAS SANTOS
DATA: 17/02/2023
LOCAL: Didática VII (sala 402).
TÍTULO: Adaptação acadêmica e saúde mental: Uma análise do hardiness em estudantes universitários submetidos a diferentes metodologias de ensino.
PALAVRAS-CHAVES: Adaptação acadêmica; hardiness; metodologia de ensino; saúde mental.
ÁREA: Psicologia

A presente dissertação buscou analisar a relação entre as características da personalidade hardiness e a saúde mental em ambientes acadêmicos que utilizam diferentes metodologias de ensino. Para isso, foram realizados três estudos. No Estudo 1 foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca do construto hardiness e seu potencial atenuador em relação aos efeitos do estresse diante de eventos adversos que exigem adaptação. Os resultados do estudo 1 identificaram a relevância do perfil de personalidade hardiness como elemento capaz de atenuar os efeitos do estresse e melhorar a capacidade dos estudantes universitários de lidar com situações adversas. O Estudo 2 consistiu em um estudo de análise documental com o objetivo de identificar as principais categorias de estressores acadêmicos relatados por estudantes de metodologias ativas de ensino que procuraram apoio psicológico na Universidade Federal de Sergipe entre 2014 e 2021, no Campus Professor Antônio Garcia Filho. Constatou-se que estudantes do sexo feminino, do curso de fisioterapia e dos primeiros ciclos constituem o perfil de maior busca pelo atendimento psicológico. A categoria interpessoal foi a que obteve maior relato dentre os estressores e a queixa mais relatada pelos alunos foi a sintomatologia ansiosa. Por fim, no Estudo 3 foi testado um modelo explicativo para os sintomas ansiosos e depressivos tendo o hardiness como variável preditora e a adaptação acadêmica como variável mediadora em contextos acadêmicos com metodologias de ensino diferentes e estudantes da área da saúde. Verificou-se que o modelo explicativo para a ansiedade e depressão no contexto acadêmico foi satisfatório e não houve diferença entre as variáveis por campus. Acredita-se que esses estudos podem trazer dados importantes acerca da eficiência do hardiness como fator de ajustamento diante do evento estressor da adaptação acadêmica. Assim como do seu aspecto protetivo em relação aos impactos negativos, a nível mental e acadêmico, decorrentes dessa situação estressora.

Externo à Instituição - ADRIANA BENEVIDES SOARES
Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA

Notícia cadastrada em: 30/01/2023 16:20