Banca de DEFESA: JOSÉ CRISTIANO MATOS MACHADO

DISCENTE: JOSÉ CRISTIANO MATOS MACHADO
DATA: 21/11/2022
LOCAL: Sala de Aula do PPGPSI
TÍTULO: CRISTÃOS DO REINO DE DEUS EM BUSCA DA PROSPERIDADE: UMA GUERRA TRAVADA CONTRA SATANÁS.
PALAVRAS-CHAVES: Igreja Universal do Reino de Deus. Diabo. Teologia da Prosperidade.
ÁREA: Psicologia

O presente trabalho propõe uma investigação sobre a relação entre a Teologia da Prosperidade e a ênfase dada à figura do Diabo dentro da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), essas que configuram características distintivas dessa instituição religiosa. Diante do crescimento acelerado da corrente neopentecostal no país e a influência que o seguimento exerce, atualmente, na sociedade brasileira, esse estudo torna-se significativo quando volta seu olhar para as pessoas que praticam essa religião. O interesse por investigar a presença da Teologia da Prosperidade e a ênfase dada ao Diabo na doutrina da Igreja Universal se torna relevante quando observamos o quanto essas duas características põe a igreja numa posição doutrinária complexa, visto que todo discurso em torno do Diabo tem caráter místico, ao passo que o discurso em torno da Teologia da Prosperidade é pragmático. Tal constatação demandou uma investigação rebuscada sobre a doutrina da IURD no que toca esses dois elementos. Perseguindo nosso objetivo, buscamos, especificamente, compreender através das fontes primárias (materiais bibliográficos produzidos pela igreja, programas de televisão e de rádio, assim como sites da instituição), o contexto que envolve o fiel da IURD; investigar, através da revisão de literatura, quais elementos formam a singularidade da ideia de Diabo concebida dentro da IURD, assim como a concepção de Teologia da Prosperidade na doutrina da instituição; e compreender qual a relação estabelecida pela literatura entre a figura do Diabo e a Teologia da Prosperidade na Igreja Universal. Para ampliar o entendimento sobre nosso objeto, voltamos nosso olhar para o discurso do fiel da igreja, o que sentimos falta nos trabalhos acadêmicos investigados. Por isso optamos por analisar vídeos postados na plataforma digital de vídeo YouTube em que os fiéis dão seus testemunhos, forma de discurso em que essas pessoas falam das bênçãos alcançadas em suas vidas. Para isso, utilizamos como arcabouço metodológico a Análise do Discurso, a partir da qual construímos um instrumental para a análise dos dados coletados. O resultado dessa análise levantou novas questões sobre nossa investigação, com destaque para a figura do Espírito Santo, presente em todos os discursos analisados como objeto último de busca do fiel, de modo que é ele que garante a efetiva libertação do Diabo e a prosperidade na vida do fiel.

Interno - 1542106 - DANIEL MENEZES COELHO
Presidente - 1515787 - EDUARDO LEAL CUNHA
Externo à Instituição - MARILANDE MARTINS ABREU

Notícia cadastrada em: 04/11/2022 06:08