Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA JULY DANTAS SANTOS

DISCENTE: JÉSSICA JULY DANTAS SANTOS
DATA: 04/11/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Adaptação acadêmica e saúde mental: Uma análise do hardiness em estudantes universitários submetidos a diferentes metodologias de ensino.
PALAVRAS-CHAVES: adaptação acadêmica; hardiness; metodologias de ensino; metodologias ativas; saúde mental.
ÁREA: Psicologia

A presente dissertação buscou analisar a relação entre as características da personalidade hardiness e a saúde mental em ambientes acadêmicos que utilizam diferentes metodologias de ensino. Para isso, foram realizados três estudos. No Estudo 1 foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca do construto hardiness e seu potencial atenuador em relação aos efeitos do estresse diante de eventos adversos que exigem adaptação. O Estudo 2 consistiu em um estudo de análise documental com o objetivo de identificar as principais categorias de estressores acadêmicos relatados por estudantes de metodologias ativas de ensino que procuraram apoio psicológico na Universidade Federal de Sergipe entre 2014 e 2021, no Campus Professor Antônio Garcia Filho. Por fim, no Estudo 3 (em andamento) será feita uma investigação empírica visando investigar a relação entre hardiness e saúde mental no contexto de adaptação acadêmica em estudantes universitários que vivenciam metodologias de ensino diferentes. Acredita-se que esses estudos podem trazer dados importantes acerca da eficiência do hardiness como fator de ajustamento diante do evento estressor de adaptação a uma nova lógica de ensino. Assim como do seu aspecto protetivo em relação aos impactos negativos, a nível mental e acadêmico, decorrentes dessa situação estressora.

Externo à Instituição - ADRIANA BENEVIDES SOARES
Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA

Notícia cadastrada em: 27/10/2022 11:14