Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA LORENA BEZERRA PEREIRA

DISCENTE: AMANDA LORENA BEZERRA PEREIRA
DATA: 22/07/2022
LOCAL: Sala de Aula do PPGPSI
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO UTILIZADAS POR PROFESSORES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Racismo; Estratégias de enfrentamento ao racismo; Escola.
ÁREA: Psicologia

O enfrentamento do racismo no âmbito escolar é o caminho para uma educação democrática, que garante os direitos da diversidade racial. O fato de haver no Brasil disparidades entre grupos em razão do racismo torna a educação antirracista urgente, assim como a realização de estudos que analisem e apresentem estratégias de enfrentamento ao racismo no âmbito da educação escolar. Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de estratégias de enfrentamento ao racismo utilizadas por professores. Foram construídos três capítulos, dois de estudos teóricos e um de estudo empírico. No primeiro estudo teórico, apresentam as definições de fenômenos estudados no trabalho, a exemplo do racismo e de sua manifestação no contexto escolar. O segundo estudo é uma revisão de estudos sobre estratégias de enfrentamento ao racismo na escola. Por fim, no terceiro capítulo, busca-se realizar um estudo empírico com professores com o objetivo de examinar as principais práticas utilizadas por eles visando o enfrentamento ao racismo na escola.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - KALINE DA SILVA LIMA
Externo à Instituição - PATRICIA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 13/07/2022 18:11