Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CALILA MIREIA PEREIRA CALDAS
DATA: 25/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Pandemia da COVID-19 e saúde mental do professor: um estudo à luz do sentido de vida e apoio social
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Saúde Mental; Professor; Sentido de Vida; Apoio Social.
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
O presente estudo teve como objetivo compreender as implicações da pandemia da COVID-19 na saúde mental de professores da rede pública de educação básica do Estado de Sergipe. Foram realizados cinco estudos: três narrativos, um integrativo e outro empírico. O primeiro, abordou reflexões acerca da pandemia da COVID-19 e a saúde do professor; o segundo e o terceiro apresentaram referencial teórico do apoio social e sentido de vida sobre o enfrentamento ao adoecimento psíquico em professores e COVID-19. No quarto capítulo desenvolveu-se uma revisão de escopo que abordou a saúde mental de professores em período de pandemia, com buscas nas bases de dados científicas da Medline/PubMED, ERIC, EBSCO, Scopus, SciELO e LILACS, baseando-se nas diretrizes PRISMA. O quinto, investigou a percepção dos professores sobre as implicações da pandemia na saúde mental atrelado ao trabalho, o sentido de vida e apoio social. Este trabalho possibilitou constatar a existência de evidências sobre os fatores associados ao impacto da pandemia, na saúde mental dos professores. Por um lado, observou-se a intensificação de quadros de adoecimento psíquico de professores na pandemia. Por outro, percebeu-se a importância dos recursos psicossociais (apoio social e sentido de vida) como estratégias de enfrentamento ao adoecimento.