Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CRISTIANO MATOS MACHADO

DATA: 20/12/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: CRISTÃOS DO REINO DE DEUS: A GUERRA TRAVADA CONTRA SATANÁS
PALAVRAS-CHAVES: Neopentecostalismo. Igreja Universal do Reino de Deus. Diabo. Psicanálise.
ÁREA: Psicologia

O presente projeto propõe uma investigação sobre a influência da figura do Diabo na realidade subjetiva dos fiéis adeptos ao neopentecostalismo no Brasil. Diante do crescimento acelerado da corrente neopentecostal no país e a influência que o seguimento exerce, atualmente, na sociedade brasileira, esse estudo torna-se relevante quando volta seu olhar para as pessoas que praticam essa religião. Perseguindo nosso objetivo, buscaremos, especificamente, compreender, através da análise de fontes primárias (materiais bibliográficos produzidos pelas igrejas, programas de televisão e de rádio, assim como sites das instituições), o contexto que envolve o fiel neopentecostal; investigar, através da revisão de literatura, quais elementos formam a singularidade da ideia de Diabo concebida dentro do neopentecostalismo e analisar, através do método psicanalítico, o discurso do fiel com o intuito de identificar elementos que indiquem a importância de Satanás em sua crença. No primeiro capítulo desse projeto explana-se a contextualização do objeto investigado e a delimitação do problema de pesquisa. No segundo capítulo expõe-se a metodologia que será utilizada para a pesquisa de campo, o que já foi trabalhado enquanto pesquisa bibliográfica, a indicação dos próximos passos para o trabalho bibliográfico e o plano de dissertação. No terceiro capítulo apresenta-se a fundamentação teórica articulada às hipóteses de trabalho. Em anexo apresentamos o fruto do trabalho bibliográfico já realizado, material que pretendemos utilizar como primeiro capítulo da dissertação.

Presidente - 1515787 - EDUARDO LEAL CUNHA
Interno - 1542106 - DANIEL MENEZES COELHO
Externo à Instituição - MARILANDE MARTINS ABREU

Notícia cadastrada em: 14/12/2021 15:17