Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA SANTANA RIBEIRO

DATA: 22/11/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SILÊNCIO SOBRE RAÇA ENTRE UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: socialização étnico-racial; racismo; silêncio; antirracismo.
ÁREA: Psicologia

O racismo, como um fenômeno estrutural, atravessa as relações humanas em diferentes ambientes e fases da vida, orientando sentimentos, crenças e comportamentos negativos em relação a alguns grupos e positivos em relação a outros, num processo de hierarquização e exclusão. Desse modo, em sociedades racistas, os indivíduos se envolvem em um tipo de socialização, a qual a literatura nomeia como socialização étnico-racial, que diz respeito comunicação de crenças, concepções e modos de entender o que são os grupos raciais, por meio de mensagens verbais e não verbais, explícitas e implícitas. Diferentes categorias de socialização são identificadas, as quais têm diversas motivações e implicações, atuando sobre as posturas que sujeitos socializados adotam em relação ao racismo, sendo engajados na luta antirracista ou silenciando em relação às questões étnico-raciais. Dentre as categorias de socialização, encontra-se o “silêncio”, que é entendido como a prática de evitar qualquer menção à raça nas discussões com as crianças e jovens. Nesse sentido, o presente trabalho propõe analisar a socialização étnico-racial em jovens universitários e sua relação com posturas de silenciamento ou engajamento em ações antirracistas. Para isso, serão realizados três estudos: (1) Adaptação e validação da Escala de Ação Anti-Racismo (Anti-Racism Action Scale - ARAS) ao contexto brasileiro; (2) Caracterização e análise da socialização étnico-racial dos jovens universitários; (3) Investigar os fatores que se relacionam com posturas de engajamento em ações antirracistas e de silêncio sobre raça e racismo.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO SALES MARIANO

Notícia cadastrada em: 17/11/2021 18:59