A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CALILA MIREIA PEREIRA CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CALILA MIREIA PEREIRA CALDAS
DATA: 18/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Impactos da pandemia da covid-19 na saúde mental do professor: um estudo a luz do sentido de vida e apoio social
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental; COVID-19, Professor; Sentido de Vida; Apoio Social.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 teve um potencial para desencadear sintomas psicológicos, trouxe consequências sociais, como o fechamento das escolas, e aos professores foi demandada a continuidade da educação por meio do ensino remoto; sem preparo prévio, o professor deveria encontrar com os recursos tecnológicos, formas de ensinar e promover aprendizagem; esse contexto pode ter impactado sobretudo a saúde mental dos professores. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou compreender os impactos da pandemia na saúde mental do professor. Foram realizados cinco estudos, três narrativos, um integrativo e outro empírico. O primeiro, abordou reflexões acerca da pandemia da COVID-19 e a saúde do professor; o segundo e o terceiro apresentaram referencial teórico do apoio social e sentido de vida sobre o enfrentamento ao adoecimento psíquico em professores e COVID-19. No quarto capítulo desenvolveu-se uma revisão integrativa de estudos que abordou a saúde mental de professores em período de pandemia, com buscas nas bases de dados científicas da Medline/PubMED, ERIC, EBSCO, Scopus, SciELO e LILACS, baseando-se nas diretrizes PRISMA. O quinto, teve como objetivo investigar a percepção dos professores sobre os impactos da pandemia na saúde mental atrelado ao trabalho, o sentido de vida e apoio social. Os resultados conclusivos apontaram que a saúde física e mental do professor foi afetada sobretudo, com a pandemia da COVID-19. Além disso, foi possível perceber a importância dos recursos psicossociais (apoio social e sentido de vida) como estratégias de enfrentamento ao adoecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO

Notícia cadastrada em: 16/11/2021 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e