Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISLLA NAYARA MENEZES FALCÃO

DISCENTE: THAISLLA NAYARA MENEZES FALCÃO
DATA: 06/07/2021
TÍTULO: Do poder à escolha: a inserção no ensino superior
PALAVRAS-CHAVES: Poder, escolha profissional, ensino superior, pandemia.
ÁREA: Psicologia

Considerando que a orientação profissional para primeira escolha se vincula ao processo de entrada no ensino superior – e que por sua vez é um modo altamente valorizado de inserção no mundo profissional – a educação superior participa desse estudo porque ela é, aqui, o modo cultural e politicamente mais valorizado de entrada na vida profissional, recorte que ajuda a entender a arquitetura do ensino superior no Brasil, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, considerando ainda a especificidade do período de pandemia de SARS-CoV-2, também nomeado por Novo Coronavírus. Este contexto, despertou o desejo de tratar do saber e prática da escolha profissional a partir das propagandas do Governo Federal/MEC – Ministério da Educação acerca do processo de inserção no ensino superior veiculadas em rede aberta de televisão no período compreendido entre os meses de abril de 2020 a março de 2021, e que atualmente estão disponíveis no canal do YouTube do MEC. É com este ponto de partida que surge a ideia inspiradora de governo das escolhas, que se vincula a perspectiva de que jovens escolheriam profissões e possibilidades de caminhos a seguir a partir de estruturas de poder vigentes que apresentariam condições e utilizariam de especificidades para pressionar escolhas dentro das possibilidades que lhe são ofertadas. O projeto tem o objetivo de fomentar discussões acerca do funcionamento e estruturação de divulgação do processo de inserção dos jovens no ensino superior, já que em função das medidas sanitárias, surgiram novas mudanças – ainda que temporárias – no processo de acesso à educação superior. A partir disto a pandemia se tornou evento marcante nos processos de escolha profissional ligados à educação formal, por meio do discurso das propagandas que se tornarão material para análise da escolha profissional. Assim, a pandemia do novo coronavírus incide sobre processos de escolha profissional já que o acesso à educação superior foi afetado por ela, como marco da contundência das propagandas veiculadas que pressionaram pela continuidade dos processos de aplicação das provas, a despeito das condições de vida de seus pretensos candidatos e das incertezas do momento histórico da saúde no país, pois ainda não existia vacina em território brasileiro. Com isto, o projeto se utilizará da pesquisa documental enquanto método de compreensão e produção de conhecimento cientifico a partir das propagandas e que se referem ao processo de inserção na educação superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio e das inscrições no Sistema de Seleção Unificada – SiSU, no período de pandemia do novo coronavírus.

Externo à Instituição - FERNANDA AGUILLERA
Presidente - 1317191 - MARCELO DE ALMEIDA FERRERI
Interno - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS

Notícia cadastrada em: 30/06/2021 08:28