Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA MELO DA SILVA CARVALHO
DATA: 27/02/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório do NUPEG
TÍTULO: A escola no enfrentamento ao racismo.
PALAVRAS-CHAVES: racismo, escola, enfrentamento, comunidade escolar
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A comunidade escolar está cada vez mais heterogênea e possivelmente a escola será o ambiente que oferecerá às crianças as primeiras oportunidades de contato direto com outros grupos sociais. É nesse contato com o outro que as diferenças são salientadas, sendo elas de gênero, sociais, étnica, dentre outras. O racismo tem sido estudado por pesquisadores sociais e sua manifestação na escola traz consequências principalmente para os alunos que estão em desenvolvimento e construindo sua trajetória escolar. Entender como o racismo se manifesta nesse ambiente, saber que estratégias utilizar para enfrentá-lo e qual a responsabilidade e contribuição dos membros da comunidade escolar nesse processo é fundamental para que a escola possa enfrentar o racismo. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar o papel da escola no enfrentamento ao racismo. Para isso, foram realizados três estudos: o primeiro, trata-se de um artigo teórico que revisa os principais conceitos relacionados à temática racial e discute a função da escola no enfrentamento ao racismo; o segundo, um artigo de revisão integrativa da literatura sobre as estratégias de enfrentamento do racismo na escola; e o terceiro, um estudo empírico que analisa o enfrentamento a partir das atribuições de responsabilidade e contribuições dos membros da comunidade escolar. Os três estudos de uma maneira geral contribuíram para a produção de conhecimento sobre as questões raciais e a escola, reunindo as principais estratégias que podem contribuir para o enfrentamento e incluindo todos os membros da comunidade escolar como responsáveis pelas questões raciais na escola e pela luta antirracista.