Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA CHAGAS CARVALHO
DATA: 04/09/2015
HORA: 17:00
LOCAL: Secretaria PPGPS
TÍTULO: SOCIALIZAÇÃO PARENTAL E SEXISMO EM CRIANÇAS.
PALAVRAS-CHAVES: Sexismo, Socialização Parental, Crianças, Mães, Práticas Educativas.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
Os pais tendem a criar toda uma expectativa em torno da criança no momento em que descobre o sexo dela. Consequentemente, a socialização parental e as práticas nesta contida passam a serem guiadas de acordo com as normas e valores internalizados pelos pais acerca das relações de gênero. Seus comportamentos e práticas parentais são diferentes para meninas e meninos, fato que permite que a criança internalize e aprenda – por meio de comportamentos – a reproduzir e manifestar o sexismo. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito da socialização parental na expressão de valores e normas sexistas em crianças de 6 e 7 anos de idade. Para tanto foram realizadas entrevistas individuais com 30 crianças e suas respectivas mães. Os participantes foram contatados e lhes foram perguntados os horários disponíveis da mãe e da criança, assim como o melhor local para fazer a coleta. A coleta possuiu duas etapas – uma realizada com as crianças e outra com as mães. Precedente a coleta foi solicitada às mães a autorização para a participação do(a) seu(sua) filho(a). Nas entrevistas conteve perguntas abertas e fechada e também algumas escalas – o Questionário de Qualidade da Interação Familiar, o Inventário de Sexismo Ambivalente e a versão reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais. Para a interpretação dos dados obtidos, foram realizadas análises descritivas e comparações entre variáveis - no SPSS e no EVOC - a fim de observar a relação entre os objetos de estudo da pesquisa.