Banca de DEFESA: CAROLINE DE OLIVEIRA ANDRADE

DISCENTE: CAROLINE DE OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Link da video-chamada: https://meet.google.com/poy-esty-qty
TÍTULO: TEMAS CONTROVERSOS EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): UM ESTUDO ACERCA DAS UNIDADES ELABORADAS POR BOLSISTAS DO PIBID/FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Temas Controversos; UEPS
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa busca apresentar compreensões sobre a inserção do Tema Controverso (TC) no produto educacional da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Embora recente, a inserção do TC no campo educacional, tem ocupado lugar de interesse e destaque nas publicações de trabalhos científicos. Na constatação desse conceito, essa alternativa metodológica possibilita aos estudantes pôr em prática habilidades de discussão e atitudes para compreender os demais conteúdos sobre o Ensino de Física, além de proporcionar uma Aprendizagem Significativa Crítica (ASC). A motivação para esta pesquisa em relação a correta utilização e concepção do TC, surgiram dentro das discussões do grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho, ao perceber a possibilidade dos TC estarem sendo abordados/inseridos no produto educacional da UEPS que foram produzidas por estes futuros professores. Percebendo que o TC assume relevante papel no trabalho do professor em sala de aula, a pesquisa objetivou identificar, a partir das UEPS elaboradas, discussões que envolvem um TC, identificando os sentidos que emergem das interações proporcionadas pelos textos dos bolsistas do PIBID e, analisar como estas discussões influenciam na aprendizagem de Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual como instrumento de coleta de dados foram realizadas, análise documental e entrevista semiestruturadas. Para análise, foi utilizado como aporte teórico e metodológico a Análise Textual Discursiva (ATD). O processo analítico, de acordo com a ATD, se dará por meio da categorização para as entrevistas semiestruturadas realizada com os discentes. A partir da análise realizada, observou-se que existe a apropriação desta concepção pelos discentes entrevistados, assim como, na análise da UEPS foi revelado que grande parte do produto educacional de estudo e ensino faz menção às controvérsias de diversa natureza. Portanto, vislumbra-se que a partir desta investigação, ocorra uma apropriação dos TC, contribuindo assim, para se ter ainda mais melhorias no processo de formação no Ensino de Física. Considerando-se que a sua inserção é importante, uma vez que favorece a formação de cidadãos criativos, reflexivos, críticos e contextualizados acerca de suas próprias ações pessoais e profissionais.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA