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Banca de DEFESA: LORENA DE QUEIROZ PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA DE QUEIROZ PIMENTEL
DATA: 24/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: A Utilização dos Contos em Atividades Investigativas no processo de Ensino de Química: uma proposta para a promoção de capacidades do Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Atividades investigativas; Sequência de Ensino Investigativo; Literatura e Ciências, Leitura; Capacidades de Pensamento Crítico
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Nos últimos anos, tem-se buscado cada vez mais recursos didáticos que possibilitem abordagens que promovam estratégias de ensino visando a formação de estudantes autônomos e críticos frente as demandas da sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa visa validar uma Sequência de Ensino Investigativo com base em um conto literário para a promoção de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico. Adotamos como referencial teórico e metodológico a Design Research, que se trata de um estudo organizado pala elaboração e planejamento de materiais didáticos. Para a construção do material didático, seguimos as seguintes etapas: i) entrevista com um professor da educação básica e questionários para alunos da educação básica, de modo a coletar possíveis temas problematizadores; ii) produção do conto a partir dos temas coletados; iii) produção da Sequência de Ensino Investigativo pensando em Capacidades específicas do Pensamento Crítico; iv) Avaliação do conto com especialistas externos da área. v) Avaliação da SEI por especialistas em Pensamento Crítico e especialistas em Atividades Investigativas vi) Reformulação do material didático, vii) Avaliação do material didático pela professora colaborativa que concedeu a entrevista. viii) Avaliação do material didático por especialistas em literatura no Ensino de Ciências, Pensamento Crítico e Atividades Investigativas, ix) reformulação do material didático na tentativa de minimizar as inadequações apontadas nas avaliações. Os resultados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Na discussão dos resultados, as avaliações dos especialistas foram organizadas em categorias apriorísticas em relação ao conto e categorias a posteriori em relação a sequência de Ensino Investigativo (SEI). A partir das avaliações apresentadas no primeiro ciclo de prototipagem, chegamos à conclusão que a produção textual “O perigo nas plantações” é um conto e que a SEI, de maneira geral, tem potencialidades que possibilitarão aos alunos atingirem o grau de liberdade intelectual 3. Também chegamos à conclusão que o material tem potencialidades de mobilizar o descritor investigar da capacidade 7 objetivadas durante a elaboração da SEI, bem como outras capacidades, mais explicitamente o conjunto de capacidades FA2IA. Após reelaboração do material e submissão a novas validações com especialistas, foi possível chegar à conclusão de que a SEI apresenta uma sequência de atividades investigativas com potencialidade de grau 3 de liberdade intelectual para os alunos do ensino fundamental e até grau 4 se aplicado a alunos do Ensino Médio que já estejam acostumados com este tipo de abordagem. Além disso, reforçou a avaliação anterior com relação às capacidades Expressas, e também mostrou que com as reformulações, as etapas da SEI ficaram alinhadas e conto permeou por todas as etapas. Ao final, chegamos à conclusão de que o material didático produzido pode contribuir para a formação da criticidade dos estudantes e permite a liberdade intelectual do estudante. Mostrou também que a inserção da literatura nas aulas de ciências poderá facilitar a construção de sentidos para o que se aprende na escola contribuindo no processo de assimilação dos conceitos científicos de modo que este possua significância. E também ficou claro que a postura do professor ao mediar as atividades serão determinante para que esse o material possa atingir as expectativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR

Notícia cadastrada em: 25/01/2021 12:20
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