Banca de QUALIFICAÇÃO: NAILYS MELO SENA SANTOS

DISCENTE: NAILYS MELO SENA SANTOS
DATA: 19/11/2020
LOCAL: meet.google.com/hwa-qyyt-nsi
TÍTULO: PRAXEOLOGIA PARA ENSINAR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: O CASO DE BOLSISTAS RESIDENTES DO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Sólidos Geométricos. Teoria Antropológica do Didático. Organização Didático-Matemática. Residência Pedagógica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Este trabalho apresenta as primeiras discussões e resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar as organizações (praxeologias) didático-matemáticas concebidas e adotadas por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (RP-Matemática/SC/UFS) para ensinar “sólidos geométricos” nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, nos fundamentamos na Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, a qual utiliza o termo organização (praxeologia) matemática para se referir à maneira como pode se instituir um conceito matemático e organização (praxeologia) didática para se referir à forma como é possível estudar a organização matemática desse conceito. Com isso, utilizamos o termo organização didático-matemática para nos referir a essas duas noções apresentadas na TAD e para designarmos a maneira como um professor conduzirá o estudo de um determinado objeto matemático. Em nossa pesquisa, investigamos professores no processo de formação inicial, ou seja, nossos participantes são discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe, integrantes do Programa Residência Pedagógica (RP), sob o Edital CAPES N° 06/2018 (jul./2018-fev./2020). Embora, esse edital já tenha extinguido, o referido programa ainda continua como uma das atuais ações da Política Nacional de Formação de Professores, cujo principal objetivo é oportunizar aos estudantes dos cursos de licenciatura, o aperfeiçoamento da formação prática, a partir da segunda metade de seu curso, promovendo a experiência com a escola de educação básica. Dessa forma, uma das atividades realizadas por esses discentes é a regência de sala de aula, na qual, experienciaram a prática docente. Nesse contexto, nossa coleta de dados foi realizada no período em que esses residentes atuaram em sala de aula (mar./2019-fev./2020). Inicialmente, realizamos um mapeamento, com intuito de compreendermos o cenário das pesquisas que abordam a formação de professores e o ensino de geometria. Como resultado, evidenciamos que as teses e dissertações, em sua maioria, investigam a geometria plana. Apenas 10,5% dos trabalhos mapeados abordaram a geometria espacial, o que nos revelam a importância de ainda ser realizados estudos como o nosso, quanto ao fomento de novas produções científicas sobre a temática. Nosso trabalho constitui-se como uma pesquisa de campo e para a coleta de dados foram utilizados questionário, diário de bordo e entrevistas. Para o tratamento dos dados, a abordagem se constitui, principalmente, da natureza qualitativa numa perspectiva mais interpretativa. Para realizarmos a análise das organizações didático-matemática dos residentes, nos baseamos no Modelo Epistemológico de Referência (MER) para o ensino dos “sólidos geométricos”, ferramenta de análise proposta pela TAD. Para a constituição do nosso MER, realizamos um estudo histórico e institucional que nos revelou a razão de ser desse objeto no ensino básico. A partir deste estudo, evidenciamos que o ensino da geometria deve iniciar-se pelas figuras espaciais para, em seguida, explorar a geometria plana. Por considerar que o estudo ainda está em andamento, apresentamos um primeiro esboço de um MER para o ensino dos “sólidos geométricos”.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1787729 - RICARDO NICASSO BENITO