Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOAR BARRETO FEITOZA SÁ

DISCENTE: ELOAR BARRETO FEITOZA SÁ
DATA: 09/11/2020
LOCAL: PPGECIMA
TÍTULO: Argumentação de Estudantes da EJA-Ensino Médio no Processo de Aprendizagem de Matemática
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação em Matemática. Estudantes da EJA. Estrutura do Argumento.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Este estudo tem como suporte teórico a argumentação em matemática. A habilidade de argumentar tende a ser associada ao desenvolvimento da criticidade uma vez que ela pode favorecer o pensamento reflexivo, a produção do conhecimento e, por conseguinte, o processo de aprendizagem. Considerando-a como a expressão do raciocínio, ela tem relevante relação com habilidades matemáticas a serem desenvolvidas em ambiente escolar. Em Educação Matemática, argumentação pode ser entendida, conforme Sales (2011), como um processo em que são produzidas justificativas ou mesmo explicações. Neste contexto, nosso objetivo com o presente estudo é examinar argumentações de alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível Ensino Médio, na resolução de questões matemáticas, classificando, quando possível, as argumentações em suas respostas como explicativas ou justificativas e, os tipos de provas apresentados, em empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico ou experiência mental, categorias definidas por Balacheff (1988). Desta forma, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cuja natureza corresponde a um estudo de caso. Sua realização apresenta quatro momentos. No primeiro, realizamos observações de algumas das aulas remotas dos(as) professores(as) regentes de seis turmas do nível de ensino foco do estudo. Além disso, entrevistamos tais professores(as) em busca de informações sobre a trajetória do professor, seu planejamento e ensino da disciplina e seu conhecimento sobre argumentação. Num segundo momento, levantamos dados para a caracterização dos(as) alunos(as) participantes, bem como de sua relação com a matemática, a partir da aplicação de um questionário. O terceiro e o quarto momentos, ainda estão em andamento e correspondem, respectivamente, à aplicação individual de uma lista com questões que envolvem a matemática e que possibilitem a emissão de argumentos e uma discussão em grupo para alcance de solução para outras questões com matemática. As respostas obtidas nestas duas últimas etapas da pesquisa serão organizadas e categorizadas conforme Balacheff (1988). Para a análise das argumentações justificativas apresentadas na discussão em grupo, pretendemos utilizar o modelo de Toulmin (1958).

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - AFONSO HENRIQUES

Notícia cadastrada em: 19/10/2020 15:47