Banca de DEFESA: DARIELA SANTOS PASSOS

DATA: 15/05/2012
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO:

A Educação Algébrica no 8º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirópolis/SE: entendimentos dos professores de Matemática

PALAVRAS-CHAVES:

Professores de Matemática. Ensino de Álgebra. Registros de Representação Semiótica. Dimensões da Álgebra.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo tem por objetivo investigar os registros de representação semiótica privilegiados por professores de Matemática de Ribeirópolis/SE, do 8º ano do Ensino Fundamental, ao enfocar o objeto matemático álgebra em suas distintas dimensões. Para tanto, fundamentamo-nos na teoria dos registros de representação semiótica, desenvolvida por Raymond Duval e nas distintas dimensões da álgebra, propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. O método utilizado foi à pesquisa qualitativa, apoiada nos princípios propostos por Alves-Mazzotti e Gewandsznajder e Lüdke e André. Além disso, também nos apropriamos da análise de conteúdo, organizada por Bardin (2010), para analisar os instrumentos de coleta de dados, a saber: o livro didático utilizado pelos professores, os cadernos dos alunos e entrevistas com os docentes. Ao realizar a apreciação dos instrumentos de coleta de dados observamos que os docentes, exceto o Prof B, priorizam a dimensão da álgebra como estrutural, contrariando o exposto no livro didático, cuja prevalência é sobre a dimensão da álgebra como equações. Apesar disso, constatamos que o livro didático é norteador das escolhas desses professores.

Externo à Instituição - GLADYS DENISE WIELEWSKI - UFMT
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Presidente - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

Notícia cadastrada em: 30/04/2012 10:24