A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA DE QUEIROZ PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA DE QUEIROZ PIMENTEL
DATA: 09/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: A Utilização dos Contos em Atividades Investigativas no processo de Ensino de Química: uma proposta para a promoção de capacidades do Pensamento Crítico
PALAVRAS-CHAVES: Contos, Atividades Investigativas, Capacidades de Pensamento Crítico.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa refere-se à construção de propostas didáticas, baseada no princípio da Design Research e está alinhada a três eixos temáticos: Contos no Ensino de Ciências, Atividades Investigativas e Pensamento Crítico. Para a produção e validação dos materiais didáticos estamos seguindo as seguintes etapas: i) entrevista com um professor de Ciências e preenchimento de questionários feitos pelos alunos afim de coletar possíveis temas problematizadores; ii) produção dos contos a partir dos temas coletados; iii) validação dos contos com especialistas externos ; iv) produção das Atividades Investigativas pensando em Capacidades específicas do Pensamento Crítico; v) validação de todo o material com especialistas internos, externos e com os alunos da escola onde foi realizado o levantamento das temáticas . Os resultados das validações serão analisados por meio da Análise de Conteúdo. Até o momento foi realizado o levantamento das temáticas e produção e validação com especialistas de um material Didático. Em seguida este material passará por validação em sala de aula e reelaboração. Também espera-se produzir pelo menos mais dois matérias educacionais seguindo os mesmos princípios de design. Percebeu-se até aqui que o material produzido tem grande possibilidade de mobiliar capacidades do Pensamento Crítico e ao final desta pesquisa espera-se produzir um material didático diferenciado que traga potencialidades no ensino de ciências e espera-se também que a inserção da literatura nas aulas de ciências possa facilitar a construção de sentidos para o que se aprende na escola contribuindo no processo de assimilação dos conceitos científicos de modo que este possua significância.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR

Notícia cadastrada em: 14/07/2020 08:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10