Banca de DEFESA: EDSON JOSÉ SANTANA DOS SANTOS

DISCENTE: EDSON JOSÉ SANTANA DOS SANTOS
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Secretaria do PPGECIMA - Didática II
TÍTULO: MENSURANDO HABILIDADES DE PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Ensino de Ciências; Competências e Habilidades.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

A proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o sistema de ensino brasileiro ratifica um ensino pautado em competências e habilidades, produz uma demanda de reformulação dos currículos locais e, consequentemente, uma necessidade de repensar os instrumentos avaliativos para que estes se alinhem às novas Diretrizes Curriculares inspiradas pela base. Assim, este estudo tem o objetivo de contruir e validar um instrumento para avaliar o desenvolvimento de habilidades de Pensamento Científico, Crítico e Criativo em domínio geral das Ciências. Para tanto, o processo de construção e validação do instrumento ancorou-se nos fundamentos da psicometria, os quais sugerem três etapas: teórica, empírica e analítica. Desse modo, o instrumento passou por dois tipos de validação, uma externa (com estudantes e juízes) e outra interna (análise de consistência interna e análise fatorial). O instrumento foi administrado a um toral de 453 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio (136 no teste piloto e 307 na administração final). Os resultados de consistência interna, aferidos pelo Alfa de Cronbach, variaram de 0,59 na versão piloto para 0,63 na versão final. Já a análise fatorial apontou uma composição de fatores diferente do modelo teórico que implicou em um novo arranjo para os itens. De acordo com os critérios de confiabilidade e validade analisados, o instrumento proposto nesta pesquisa apresenta resultados considerados satisfatórios para pesquisas na área de Ciências Humanas.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 487.838.700-91 - SUZI SAMÁ PINTO
Externo à Instituição - MÁRCIA GORETTE LIMA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 06/02/2020 15:42