Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA GOMES CORREIA

DISCENTE: BRUNA GOMES CORREIA
DATA: 28/08/2019
LOCAL: Sala PPEC - Bloco A Departamento de Biologia
TÍTULO: UNIDADE DE ENSINO POTECIALMENTE SIGNIFICATIVA COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: UEPS. Aprendizagem significativa. Ensino de Biologia. Ensino Médio
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A busca por formas de fazer o ensino de Biologia mais eficiente, de maneira que este possa contribuir de forma substancial na vida do aprendiz não é algo novo, no entanto nem sempre é uma tarefa fácil para o professor que pode encontrar na sala de aula resistência a mudanças por parte dos alunos. Neste sentido, atrelar e fundamentar as aulas de biologia em uma teoria que dê suporte e possibilite a facilitação da aprendizagem dos alunos, torna-se um caminho capaz de minimizar os problemas e melhorar a aprendizagem de biologia na escola básica. Pelos motivos expostos, este estudo parte dos seguintes questionamentos: Como se desenvolve a Aprendizagem Significativa através da utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa no estudo dos microrganismos no ensino médio? Quais as variáveis que poderiam interferir nesse processo? Para tentar responder a estes questionamentos o trabalho teve como objetivo geral: Investigar como se dá o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa através da utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), no estudo dos microrganismos em uma turma de ensino médio. E, como objetivos específicos: 1) identificar as evidências de aprendizagem significativa durante o desenvolvimento da UEPS; 2) analisar as variáveis que podem interferir no processo de aprendizagem significativa desenvolvido durante a UEPS; 3) conhecer as dificuldades dos alunos em apreender os conteúdos, de forma significativa, no cotidiano escolar; 4) verificar a evolução conceitual dos alunos sobre os microrganismos estudados na UEPS e 5) identificar a rentenção dos conteúdos aprendidos por parte dos alunos após 6 meses. O trabalho está organizado em 4 capítulos. O primeiro trata de considerações sobre os conceitose tipos e formas da Aprendizagem Significativa, situando o leitor nas perspectivas da teoria, abordando sua base cognitiva; o segundo capítulo, corresponde ao levantamento da estruturação legal do ensino de Biologia no ensino médio por meio da análise de documentos (PCNEM, BNCC, DCN, LDB E OCN), destacando características nesses documentos que corroboram com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), considerando também aspectos da disciplina que se relacionam com CTSA; o terceiro, apresenta uma descrição do percurso metodológico, caracterizando a escola, o campo da pesquisa, o perfil dos participantes e como foi que ocorreu a construção da UEPS e sua posterior aplicação, evidenciando também as formas de coleta e análise dos dados; finalizando, no quarto capítulo, são apresentados parcialmente os resultados, discutidos a luz da TAS. Considerando a parte dos dados que já foram analisados é possível inferir que a UEPS, foi capaz de proporcionar evidências de AS, em alguns dos alunos participantes da pesquisa, ressultado obtido a partir da comparação das respostas dos alunos nos pré e pós-testes, estando as demais variáveis objetivadas pelo estudo em processo de análise e construção.

Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA