Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIANA ÉRICA CRUZ SANTANA

DISCENTE: SEBASTIANA ÉRICA CRUZ SANTANA
DATA: 04/09/2019
LOCAL: Departamento de Biologia - Bloco A - Sala 02
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFOQUE CTSA: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial; Ensino de Ciências e Biologia; Enfoque CTSA.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A profissão docente é uma das carreiras construídas não somente durante o curso de graduação, mas também no decorrer da trajetória pessoal. O papel desse profissional na na sociedade é de grande importância para compreendermos as transformações cientificas e tecnológicas que ocorrem constantemente. As iniciativas governamentais que visam o aprimoramento da formação docente no Brasil ainda são poucas, comparadas a outros países. A utilização do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente – CTS(A) no ensino de ciências e biologia pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos a tomarem decisões mais conscientes, considerando o contexto que estão inseridos. Dessa forma, é importante oportunizar nos cursos de licenciaturas discussões a respeito da relação CTS(A) para que os futuros docentes possam trabalhar os temas disciplinares nessa perspectiva. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar os efeitos e implicações da inserção do enfoque CTS(A) no aperfeiçoamento da formação docente de licenciandos em Ciências Biológicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação, a qual foi desenvolvida durante as aulas da disciplina “Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia”, do curso de Ciências Biológicasda Universidade Federal de Sergipe. Foi possível identificar que, até o início das aulas da disciplina, os licenciandos ainda não conheciam a perspectiva CTS(A), sendo portanto discutidos textos sobre o tema ao longo do período letivo, de modo a estimular os discentes ao desenvolvimento de atividades didáticas nessa perspectiva, dirigidas a alunos do Colégio Aplicação da UFS. Até o presente momento da análise dos dados, pôde-se constatar que a maior parte dos licenciandos não possuem experiência profissional na área e trazem consigo uma visão restrita sobre a importância do ensino de biologia.

Interno - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo ao Programa - 2081939 - CHRISTIANE RAMOS DONATO
Presidente - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 17/08/2019 18:52