Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUEL MESSIAS SANTOS
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Física - Sala 23
TÍTULO: ENSINO DE TERMOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia histórico-crítica, sequência didática, termologia
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O presente trabalho aborda a Pedagogia Histórico-Crítica no contexto escolar como uma ferramenta para o ensino de Termologia. A importância dessa pedagogia se deve ao fato de que está embasada na consideração do homem como ser histórico, construído ao longo do tempo, cuja humanização está intrinsicamente ligada a elementos do passado e sua capacidade de mudar a realidade através do trabalho construindo assim o futuro. Assim, a educação torna-se um processo fundamental para essa humanização. O objetivo deste trabalho foi aplicar os cinco passos estruturadores da pedagogia Histórico-Crítica para promoção de um cidadão crítico através de uma sequência didática para a abordagem do conteúdo Termologia na disciplina Física no Ensino Médio. Esta se tratou de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados questionário e gravações de áudio. Com base nos dados obtidos pudemos traçar um perfil de alunos do segundo ano do Ensino Médio que participaram do estudo, antes e depois da aplicação da sequência didática e assim fazer um comparativo entre os dois momentos. Constatamos a cada passo aplicado reações diversas por parte dos alunos, com demonstrações de autonomia, boa expectativa e satisfação em participar ativamente da construção do conhecimento e também limitações advindas da falta de hábito deles de falar em público.