Banca de DEFESA: ÉRICA LIMA SANTOS QUEIROZ

DISCENTE: ÉRICA LIMA SANTOS QUEIROZ
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Campus Alberto Carvalho (A confirmar)
TÍTULO: Significados e atribuições estabelecidos por licenciandos de Biologia sobre Educação CTSA a partir de uma questão sociocientífica sobre déficit de polinização
PALAVRAS-CHAVES: Educação CTSA; QSC; Déficit de Polinização; Formação de Professores

No contexto da formação de professores, geralmente, há uma série de desafios a serem superados no que diz respeito à educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse sentido, a educação baseada em Questões Sociocientíficas (QSC) busca alinhar-se à educação CTSA com vistas a minimizar algumas dessas dificuldades, bem como minimizar as práticas de ensino transmissivas, que pouco contribuem para a formação de cidadãos críticos e participativos. No que tange aos objetivos da educação CTSA com base em QSC na educação em ciências, podemos organizar em dois são eles: (i) formação para o exercício da cidadania através do desenvolvimento do senso crítico e, (ii) tomada de decisão socioambientalmente responsável e ações sociopolíticas voltadas à maior justiça social e sustentabilidade ambiental. No entanto, entendemos que, para isso, é essencial reconhecer relações entre os domínios CTSA de QSC. O trabalho objetivou “investigar posicionamentos e conhecimentos mobilizados por estudantes de biologia na resolução de uma QSC sobre déficit de polinização, assim como as concepções desses estudantes sobre a educação CTSA e o uso de QSC na educação em ciências”. Para atingir tais propósitos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa na abordagem de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de atividades desenvolvidas em grupos com 18 alunos que colaboram com a pesquisa (um trio e 3 grupos de 5 alunos) durante uma intervenção na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I. Os dados foram coletados por meio de registros documentais das atividade desenvolvidas, gravações em áudio das discussões dessas atividades realizadas, e entrevista com um integrante de cada grupo, o que corresponde a 22% dos participantes. A análise dos dados se deu através de adaptações da análise do conteúdo de Bardin e parâmetros propostos por Herreid para construção de casos. Os resultados foram discutidos à luz dos referenciais teóricos e os mesmos indicam a necessidade de se discutir com maior frequência sobre as relações CTSA na formação inicial docente de modo a favorecer futuras práticas envolvendo educação CTSA baseadas em QSC no contexto escolar, sobretudo no que tange a estudo de casos.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES