Banca de DEFESA: LUCIANO PONTES DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO PONTES DA SILVA
DATA: 14/03/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: Um estudo da Atenção Seletiva na aprendizagem das Funções Trigonométricas: etiologias e tipologias de erros na perspectiva da Neurociência Cognitiva.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Seletiva. Aprendizagem. Funções Trigonométricas. Erro. Neurociência Cognitiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem como objetivo fulcral investigar a etiologia de erros em tipo de Tarefas de Funções trigonométricas, seguindo a hierarquia dos Níveis de Funcionamento do Conhecimento de Aline Robert, traçando correlações dessa etiologia com os Níveis de Atenção Seletiva (NAS) requeridos em cada um dos NFC, criando assim tipologias sobre esses erros. A pesquisa, do tipo exploratório e experimental, foi permeada pelos pressupostos teóricos da Engenharia Didática Clássica (EDC) de Michèle Artigue, resultando numa Sequência Didática (SD) fundamentada em construtos teóricos da Neurociência e Psicologia Cognitiva. Nesse quesito, foram evocadas algumas lentes de teóricos destes segmentos, estudando algumas das características da atenção, suas classificações e as áreas cerebrais envolvidas, dando ênfase aos processos Bottom up e Top down para a criação da Matriz de Lapsos (ML) que foi confeccionada a partir da tipologia dos erros encontrados na literatura. Discorre-se ainda sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD), preconizada por Yves Chevallard, para entender o funcionamento sobre as relações entre sujeito e objeto dentro de uma instituição, onde se situa a organização praxeológica e as noções de objeto ostensivo e não ostensivo, as quais são fundamentais para entender como os alunos utilizam técnicas para resolver as Tarefas, discutidas também por outras perspectivas, encontradas em outras pesquisas referentes à mesma temática. Participaram da pesquisa uma turma do segundo ano da Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti, situada no município de Arapiraca, Alagoas. A SD foi dividida em três momentos, aplicando os protocolos diagnósticos (), analisando as respostas dos alunos e estudando possíveis persistências dos lapsos, já devidamente categorizados e em cada momento haverá um debate sobre esses. As Tarefas de Funções Trigonométricas foram elaboradas dentro da hierarquia proposta nos NFC. Os instrumentos de coleta de dados consistem em diário de campo e análise dos testes feitos durante a SD.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 1641977 - MARCIO ANDREI GUIMARAES
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD

Notícia cadastrada em: 28/11/2018 10:14