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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO MENESES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO MENESES RODRIGUES
DATA: 23/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE INTERFACES INTERATIVAS NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Interação e Interatividade. Interfaces. Ensino-aprendizagem.Curso de Química
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

O objetivo geral desta pesquisa é investigar o potencial da utilização de interfaces interativas no ensino-aprendizagem de química e suas contribuições. Sabe-se que na cibercultura, as práticas educativas encontram na internet e na web 2.0 um espaço profícuo para produzir e compartilhar informação e conteúdo. A unidirecionalidade conferida às mídias de massa, sede lugar para a multidirecionalidade em rede, reconfigurando a lógica do sistema de comunicação, emissor-mensagem-receptor. No âmbito da educação a distância (EaD), as múltiplas interfaces online, a exemplo de e-mail, youtube, fórum, chat, whatsapp e o próprio ambiente virtual de aprendizagem (AVA), propiciam a interação e interatividade dos sujeitos, elementos centrais para um processo comunicacional dialógico. O estudo foi desenvolvido com alunos, professores e tutores do curso de licenciatura em Química a distância da Universidade Federal de Sergipe. Para alcançar o objetivo proposto, buscamos: identificar as interfaces interativas utilizadas pelos sujeitos; observar o design visual do AVA e as interfaces nele incorporadas; discutir sobre as implicações das interações no processo de ensino-aprendizagem com o uso das interfaces; e verificar no planejamento acadêmico das disciplinas e no projeto pedagógico do curso o enfoque dado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O referencial teórico é apoiado principalmente nos estudos de Primo (2001, 2005, 2008, 2010), no que tange as interações mútuas e reativas, Silva (2004, 2008, 2010, 2012), sobre interatividade e seus binômios: participação-intervenção, bidirecionalidade-hibridação e potencialidade-permutabilidade, Anderson (2003) que discute os tipos de interação comumente encontrados na EaD, Mattar (2012) e Leite (2011, 2015). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista, além da consulta ao projeto pedagógico do curso. Os resultados evidenciam até o momento que: são poucas as interfaces incorporadas ao ambiente virtual e com utilização limitada; AVA e whatsapp se destacam como interfaces mais utilizadas, sendo este último, característico de uma aprendizagem móvel; indícios de interação mútua entre os sujeitos e de relações fundamentadas nos binômios da interatividade e ainda, prováveis estilos de aprendizagem no virtual, suscitados nas falas dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 487.838.700-91 - SUZI SAMÁ PINTO
Externo ao Programa - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 06/08/2018 09:08
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