Banca de DEFESA: CRISTIANO MARINHO DA SILVA

DISCENTE: CRISTIANO MARINHO DA SILVA
DATA: 27/03/2018
LOCAL: Sala de Aula Prof. José Alexandre Felizola Diniz (NPGEO)
TÍTULO: A PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO SUPERIOR: CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM E RESSIGNIFICAÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Khan Academy; Aprendizagem tipo queijo suíço; Aprendizagem Significativa; Lacunas na Aprendizagem; Situações de fracasso escolar.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O baixo desempenho de muitos estudantes na disciplina de Matemática em todos os níveis da educação não é novidade. Existem diversos fatores envoltos nas situações de fracasso escolar em Matemática. No entanto, esses fatores são muitas vezes desconsiderados e, além disso, a superação dessas situações acaba sendo negligenciada. Do interesse pela superação da situação de fracasso escolar de sua prima Nádia, Salman Khan criou “a maior sala de aula do mundo” e, com ela, prometeu reinventar a educação. O objetivo geral presente trabalho é investigar como os saberes matemáticos são evidenciados através da utilização da plataforma Khan Academy nos cenários de aprendizagem e ressignificações dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFAL – Campus Arapiraca. Como objetivos traçamos os seguintes: Pontuar as situações de fracasso escolar vivenciadas pelos graduandos em matemática em sua trajetória de formação; Identificar as possibilidades e viabilidade de utilizar a plataforma enquanto recurso didático-metodológico para a formação inicial dos alunos do curso de Matemática em disciplinas de nivelamento; Descrever as relações com o saber vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa nas atividades práticas propostas; e Analisar as concepções dos licenciandos sobre o uso da plataforma Khan Academy nos cenários de aprendizagem e ressignificações dos saberes matemáticos. Para nos orientar a investigação, nos apoiamos em estudos ligados à Relação com o Saber de Charlot (2000), à Aprendizagem Significativa – Teoria de David Ausubel por Moreira e Masini (2001) e Aprendizagem tipo queijo suíço de Khan (2013). Trata-se de uma pesquisa participante, cuja abordagem é qualitativa. Os sujeitos são 34 alunos do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina Projetos Integradores 3. Vários instrumentos serão usados para coleta de dados: questionários, relatórios, relatos e artigos. Para a análise dos dados recorremos basicamente à Bardin (1997). Os dados coletados mostram que maioria dos estudantes da licenciatura em Matemática vivenciou alguma situação de fracasso escolar, e que a Khan Academy é uma ferramenta capaz de preencher as lacunas na aprendizagem de matemática, diminuindo as chances dos alunos vivenciarem situações de fracasso escolar.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 12/03/2018 16:57