Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO
DATA: 23/03/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática (DMA-UFS)
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO SOBRE APROPRIAÇÕES DO METODO INTUITIVO DE CALKINS EM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DOS SABERES ARITMÉTICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1891-1931)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes aritméticos. Método intuitivo de Calkins. Revistas pedagógicas. Apropriação.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar apropriações do método intuitivo de Calkins (1886/1950) para o ensino dos saberes aritméticos, em revistas pedagógicas produzidas em diferentes estados brasileiros no período de 1891 a 1931. Foram utilizados entendimentos de Valente (2015) para tratar sobre saberes elementares matemáticos, Ragazzini (2001) a respeito de fontes históricas, Chartier (2003) para apropriação e Calkins (1886/1950) para os princípios do método intuitivo. Como fontes foram utilizados exemplares de periódicos brasileiros disponíveis no repositório digital da UFSC. Para examinar tais fontes, foram tomado dois caminhos, primeiro foi examinado artigos que versavam sobre os saberes aritméticos e que traziam referências explicit a a Calkins E no segundo, artigos em que foi possível identificar que os autores utilizavam de maneira implícita princípios do método intuitivo do referido autor. Foi possível constatar que os autores se apropriaram de alguns princípios postos no Manual Lições de Coisa, apresentando propostas semelhantes para as orientações de como ensinar o saber operação. Além disso foi possível identificar o uso de alguns princípios fundamentais defendidos por Calkins (1886/1950), pois a maioria dos autores indicavam o ensino a partir da vista, com o uso de objetos ou outros recursos, para evocar princípios como: a observação e percepção, associação e comparação. Posteriormente, na busca de caracterizar como os saberes aritméticos foram abordadas em exemplares de revistas pedagógicas no período e stabelecido de forma implícita , foi possível identificar tratamento de alguns saberes aritméticos, a saber: número, operação, fração e medida. E foi possível caracterizar que a apropriação dos autores priorizavam o ensino a partir da vista, com o uso de objetos, na tentativa de estimular princípios, defendidos por Calkins (1886/1950) como observação, percepção, associação e comparação