A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE CORDEIRO DE SOUSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE CORDEIRO DE SOUSA SANTOS
DATA: 29/09/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: : FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TIC: ANÁLISE DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Formação continuada.Prática Pedagógica. TIC
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A presente pesquisa busca investigar a prática pedagógica do professor de Matemática e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a partir de pressupostos teóricos do ensino da matemática, bem como, conhecer as políticas públicas de formação continuada de professores para ao uso das TIC e identificar as TIC utilizadas no cotidiano das aulas de matemática. Para atingir os objetivos propostos optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso utilizando-se das técnicas de questionário e observação aplicadas aos professores que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública municipal de Estância/SE. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006), Kenski (2007 e 2013), Lévy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2002), Pimenta (2006),Tardif (2002), Triviños (2012), Rosa Neto (2001), Linhares (2010) dentre outros autores que fundamentam a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos inseridos, e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento na prática pedagógica do professor de matemática. Ao analisar a inserção das TIC nas aulas de matemáticas por professores que participaram de cursos de formação continuada e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem foi possível à princípio perceber que: as TIC são utilizadas na prática dos professores; por outro lado existe ainda docentes que permanecem alheios a inserir as TIC enquanto recurso pedagógico. Chegando a conclusão que, de maneira sutil foi identificado algumas alterações na prática pedagógica dos professores no que se refere a utilização das TIC em suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 11/09/2017 08:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10