Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE VASCONCELOS OLIVEIRA

DISCENTE: ELIANE VASCONCELOS OLIVEIRA
DATA: 04/05/2017
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: PEDAGOGIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): outros tempos, outros espaços, outros saberes necessários à prática docente
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente. Sociedade da informação. TIC. Pedagogia das tecnologias
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A sociedade atual denominada de “sociedade da informação” tem como característica marcante a comunicação em alta velocidade. Assim, com a expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a maneira de se comportar diante do mundo e do outro foi alterada, o ambiente escolar divide espaço com computadores, internet, tablet, celulares, etc. Diante dessa realidade, os educadores estão desafiados a repensar os seus saberes e suas metodologias de ensino, rever a prática de ensino/aprendizagem, possibilitar ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica, interativa e significante. Nesta perspectiva, buscou-se através dessa pesquisa, compreender a prática docente de professores de ciências naturais e matemática, quanto ao uso das TIC, para a construção do conhecimento. Para subsidiar este estudo buscamos apoio em autores como Castells, (2006); Freire, (2011). Kenski, (2003 e 2013). Libâneo, (2015); Richardson, (2012); Tardif, (2010) e outros que abordam a temática. Optou-se pela abordagem qualitativa com viés no estudo de caso,emprego das técnicas de observação e entrevista guiada. Para o estudo e interpretação dos dados optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2007), tendo em vista que esse método de análise das comunicações “visa obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência destas mensagens” (37). A princípio, foi possível perceber que: as tecnologias adentraram o meio escolar, professores e alunos estão engajando-se no uso das TIC para fins pedagógicos; existe ainda docentes que permanecem alheios a essa realidade social permeada pelas TIC; passos tímidos foram identificados alterando a prática dos professores.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA