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Banca de DEFESA: JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA
DATA: 30/03/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática do DMA
TÍTULO: AS GEOMETRIAS DO CURSO SUPERIOR E OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES EXISTENTES NO ENTENDIMENTO DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFAL
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial. Saberes docentes. Ensino de Geometria.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar as relações existentes, no entendimento de egressos da licenciatura em matemática do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, entre as disciplinas de geometria abordadas na formação do professor e os conteúdos geométricos do ensino médio. Trata-se de um estudo de caso, com 6 egressos da licenciatura em matemática IFAL, campus/Maceió, que atuam na rede pública de ensino. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se de diferentes técnicas para a coleta: análise documental, questionários e entrevista. O aporte teórico teve como foco a temática formação de professores, saberes docente e ensino de geometria. Para a Formação de professores – Tardif (2014) e Imbernón (2011), principalmente; Formação do professor de matemática pautou-se, em Moreira e David (2014), Nacarato e Paiva (2008), Cury (2001); e quanto ao Ensino de geometria, os estudos Lorenzato (1995), Pavanello (2002). A partir da análise documental e das falas dos sujeitos, foi possível identificar a abordagem dos conteúdos na formação dos egressos por meio de teoremas, axiomas e demonstrações, que segundo os egressos favorecem para uma ampla visualização dos conteúdos do ensino médio, antes mesmo de adentrarem na sala de aula. Por outro lado, essa abordagem é pouco utilizada em suas práticas pedagógicas, visto que, a abordagem nos livros didáticos inicia-se intuitivamente, além dos alunos da educação básica demonstrarem pouco domínio nas argumentações, dificultando o avanço gradual no conhecimento geométrico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - SILVANIO DE ANDRADE

Notícia cadastrada em: 29/03/2017 13:45
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