Banca de DEFESA: ALINE NUNES SANTOS

DISCENTE: ALINE NUNES SANTOS
DATA: 31/03/2017
LOCAL: sala de estudos do PPGECIMA
TÍTULO: RELAÇÕES DE ESTUDANTES SURDOS COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES: PERCURSOS E PERCALÇOS NO APRENDIZADO DA QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: aluno surdo, inclusão, relação com o saber, ensino de Química.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente investigação é fruto de questionamentos e inquietações que surgiram no final do ano letivo de 2015, durante as minhas primeiras experiências profissionais como professora de Química do Ensino Médio em um colégio público do sertão baiano. Nesta instituição frequentavam duas alunas surdas e um aluno surdo, que após a reprovação no referido ano letivo, encontravam-se em situação de abandono escolar no ano de 2016. Assim, o trabalho tem como objetivo compreender a relação estabelecida com a escola e com os conhecimentos científicos escolares, especificamente os de química, por um casal de irmãos surdos, em situação de fracasso escolar. Como referencial teórico utilizamos os estudos sobre educação de surdo propostos pelos pesquisadores Sá, Skliar e Perlin. Para a compreensão da relação estabelecida por ele lançamos mão da noção de Relação de saber de Charlot. A trajetória metodológica fundamenta-se na pesquisa qualitativa, baseada em Bogdan e Biklen, tendo como sujeitos da pesquisa os irmãos surdos, seus pais, o professor de Química, a irmã e duas colegas desse casal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista. Os dados coletados nos permitiram concluir que a relação mantida pelos estudantes com a escola se dá a partir da perspectiva da aprendizagem da leitura e da escrita como meio de comunicação com as pessoas ouvintes, portanto, para esses alunos ir à escola está vinculado aos aspectos de socialização. Por sua vez, a relação com os conhecimentos científicos escolares, sobretudo no ensino Médio em que a abstração e a linguagem se tornam mais complexos, e o não conhecimento da Libras por parte desses estudantes e de seu professores, levaram a uma situação de fracasso escolar. De tal maneira, a relação com o mundo da Química apresenta elementos da situação de fracasso escolar identificada, mesmo que o professor tenha procurado estratégias para minimizar tal fracasso.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo à Instituição - TÂNIA MARIA LIMA BERALDO

Notícia cadastrada em: 19/03/2017 16:04