Banca de DEFESA: RAFAELA CRISTINA DA SILVA SANTOS

DISCENTE: RAFAELA CRISTINA DA SILVA SANTOS
DATA: 30/03/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: Ciência-Tecnologia-Sociedade: suas interrelações e seu ensino nas concepções de licenciandos em Química de um universidade da rede privada da cidade de Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Concepções C-T-S, Ensino de C-T-S, Licenciandos em Química, Questionário VOSTS, Grupo Focal, Análise Textual Discursiva
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa buscou analisar as concepções sobre C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e sobre o ensino nessa perspectiva, de formandos em Química de uma IES (Instituição de Ensino Superior) da rede privada da cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, relacionando tais concepções a aspectos relevantes de suas formações iniciais. A magnitude desta pesquisa ancora-se no acelerado desenvolvimento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como em suas influências de maneira direta e indireta nas esferas humanas, sociais, culturais e econômicas. Assim, torna-se instigante analisar as concepções que tais formandos possuem sobre a natureza da Ciência, dos saberes científicos, bem como sobre as interrelações C-T-S, uma vez que estes serão os responsáveis pela alfabetização científica no ambiente escolar, de modo a buscar formar sujeitos críticos e reflexivos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para tal, a fase de coleta e tratamento de dados dividiu-se em três momentos. No primeiro, houve a análise da matriz curricular do curso de Licenciatura em Química ofertado pela IES. Essa análise teve por objetivo verificar a existência ou não de disciplinas que contemplam as concepções CTS, bem como compreender a linha filosófica que esta matriz curricular busca seguir; ainda nesta etapa, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte, que selecionou trabalhos existentes no meio acadêmico que se aproximam ou assemelham-se ao tema objeto da nossa pesquisa. No segundo momento, houve aplicação de um questionário investigativo, composto por duas partes: a primeira constituiu-se na versão portuguesa abreviada por Canavarro (1999) do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society), contendo 14 questões. A segunda parte do questionário, compôs-se por 06 questões abertas sobre ensino de C-T-S e a formação inicial dos sujeitos relacionada a esse paradigma de ensino. No terceiro momento, houve a aplicação de um grupo focal com 06 dentre os 07 sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados coletados por meio do questionário VOSTS, optou-se por uma categorização das respostas tendo em vista as categorias que foram estabelecidas por Canavarro (1999) em sua versão adaptada do questionário VOSTS. Para a análise da segunda etapa do questionário e dos dados coletados por meio do grupo focal, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados obtidos na pesquisa permitem evidenciar que as concepções CTS que os sujeitos possuem, em sua maioria, são consentâneas com as categorias já definidas na literatura como realistas e aceitáveis sobre Ciência e Tecnologia e suas influencias na Sociedade. Sendo assim, os integrantes da pesquisa possuem concepções CTS aceitáveis a sua formação. Com relação às concepções sobre ensino de CTS, os licenciandos informam que a sua formação inicial contribuiu para a compreensão deste paradigma, porém muitos consideram não ter sido o suficiente para a sua atuação profissional.

Presidente - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - MARIA CLARA PINTO CRUZ

Notícia cadastrada em: 16/03/2017 07:14