Banca de DEFESA: ROSEMARY SANTOS

DISCENTE: ROSEMARY SANTOS
DATA: 31/03/2017
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática (DMA - UFS)
TÍTULO: SABERES MATEMÁTICOS IDENTIFICADOS EM PROVAS DO EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DO COLÉGIO SÃO PAULO (1931-1969)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes matemáticos. Exame de admissão. Provas.
ÁREA: Educação

Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar saberes matemáticos utilizados nos enunciados das questões das provas dos exames de admissão ao ginásio, no período compreendido entre 1931 a 1969. Tal exame tinha o propósito de selecionar estudantes que haviam concluído o ensino primário e pretendiam dar continuidade aos estudos, e ao serem aprovados, ingressavam na primeira série do ensino ginasial no Ginásio do Colégio São Paulo. As provas foram examinadas a partir do DVD-ROOM organizado por Valente (2001) tomando como base, o entendimento de Chervel (1990) para aparelho docimologico. O exame das provas que permite identificar que a maioria dos problemas foram elaborados utilizando uma combinação de mais de um conteúdo, como área de quadrilátero moeda brasileira e área, medidas de comprimento e fração. E o destaque vai para dois conteúdos fração e medidas, que aparecem separados ou em combinação. Do exame efetuado é possível afirmar que o cálculo elementar prescrito na Reforma Francisco Campos pode ser considerado como os conteúdos que permitem resolver situações com aplicação de conteúdos como fração, medidas de comprimento, peso e moeda brasileira com aplicações que poderiam acontecer dentro e fora do ambiente escolar.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

Notícia cadastrada em: 14/03/2017 18:46