Banca de DEFESA: SHIRLEYDE DIAS DO NASCIMENTO

DISCENTE: SHIRLEYDE DIAS DO NASCIMENTO
DATA: 29/03/2017
LOCAL: Sala de Estudos do NPGECIMA
TÍTULO: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFS/CAMPUS ARACAJU: SUA CONSTITUIÇÃO E OS SEUS EFEITOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ELETROTÉCNICA
PALAVRAS-CHAVES: Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica. Currículo Integrado. Ensino da Matemática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente Dissertação, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou um estudo acerca do Currículo Integrado, objetivando analisar como se constitui a integração curricular e saber como se efetiva o ensino da Matemática, tomando como recorte o Curso de Nível Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS/Campus Aracaju/SE. A organização do Currículo Integrado se dá a partir do Decreto nº 5.154/2004, consolidando-se outras formas de ensino profissional de nível médio e incluindo-se o compromisso com a possibilidade de o Ensino Técnico ser novamente ofertado de forma integrada com o Ensino Médio, por meio de uma organização curricular que possibilita ao aluno cursar a formação básica e a formação profissional ao mesmo tempo, objetivando integrar os conhecimentos socialmente produzidos, tendo em vista, tanto a formação geral, como a formação para o trabalho. Para que o objetivo central dessa pesquisa fosse alcançado, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, de forma a poder conhecer como se organiza o Currículo Integrado, examinando se o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica orienta no sentido da integração entre as diversas áreas do conhecimento; e, ainda, se é possível identificar como os conteúdos matemáticos estão contemplados. Realizamos entrevista semiestruturada com os docentes para avaliar a concepção de Currículo Integrado e a prática de ensino no âmbito desse currículo e com os grupos focais formados por discentes para identificar a pertinência dos assuntos matemáticos voltados à formação técnica e qual o sentido atribuído a esse saber. Como principais resultados, destacamos que o Projeto Pedagógico do Curso apresenta orientação na perspectiva da integração entre as diversas áreas do conhecimento, como também, assinala que para a concretização da integração curricular devem ser priorizadas metodologias adequadas ao propósito da integração entre as disciplinas, embora não foi evidenciada a relação com o proposto pelo documento na concretização objetiva da prática pedagógica dos docentes. A partir dos depoimentos obtidos foram constatadas concepções acerca do Currículo Integrado que apontam de forma mais evidente uma referência à oferta de curso que integra o Ensino Técnico ao Ensino Médio, com disciplinas atuando em função de objetivos distintos, de um lado as disciplinas gerais preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; do outro, as técnicas para formação profissional. Os dados demostram ausência de integração entre as disciplinas, tendo sido apontado pelos discentes que os conteúdos da Matemática se voltam mais para o escopo do Ensino Médio, não se relacionando com as disciplinas técnicas, sendo sublinhado que as ações não integradas entre os professores nas situações de ensino afetam a aprendizagem de Matemática. Concluiu-se, a partir do conjunto dos dados, que a integração curricular da forma como se constitui, a começar pela ausência de integração entre as disciplinas que compõem esse currículo, não assinala efeitos significativos na forma de ensinar Matemática.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA