Banca de DEFESA: JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA

DISCENTE: JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA
DATA: 17/02/2017
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE AS DISCIPLINAS DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO MÉDIO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial. Saberes docentes. Ensino de Geometria.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais relações existentes entre as disciplinas de geometria abordadas na formação inicial do professor de matemática e os conteúdos geométricos do ensino médio e, analisar como os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas se posicionam frente a sua formação para ensinar geometria. Para analisar as relações entre as disciplinas de geometria e os conteúdos a serem abordados no ensino médio, foi feito uma análise do Parecer CNE/CES 1.302 de 2001; do Projeto Político Pedagógico -PPP da Instituição, lócus desta investigação,a fim de identificar os conteúdos abordados na formação inicial do professor de matemática para então,confrontar com os conteúdos a serem abordados pelo professor no ensino médio, a partir das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Brasil (2006);das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN +, (2002) e o Guia do Livro Didático do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2015. Para discutir como os egressos se posicionam frente às relações entre os conteúdos de geometria a serem ensinados no ensino médio aplicou-se um questionário semiestruturado com questões objetivas e subjetivas, sendo 5 egressos os que retornaram os questionários enviados de um total de 11 formados na instituição até 2016 que atuam na educação básica. Como fundamentação teórica, utilizou-se os estudos de Tardif (2002-2014), García (1999) e Imbernón (2011) no que concerne a formação de professores e saberes essenciais à docência; Pavanello (1989-1993) e Santos (2005) que abordam o ensino de geometria na formação do professor e na escola. A partir da grade de conteúdos, elaborada para as análises, e das falas do sujeitos a partir dos questionários aplicados, foi possível identificar uma convergência entre os conteúdos abordados na formação inicial e na educação básica e algumas divergências nas opiniões dos egressos no tocante aos posicionamentos frente à sua formação para ensinar geometria.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS