Banca de DEFESA: LAÍS DE JESUS CARVALHO

DISCENTE: LAÍS DE JESUS CARVALHO
DATA: 10/03/2017
LOCAL: sala multiuso do PPEC
TÍTULO: Historia e filosofia da Ciência: como evoluíram as pesquisas no ensino de ciências e como se dá a pratica docente dos professores de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Construção do Conhecimento; Sergipe
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A História e Filosofia da Ciência (HFC) torna possível a compreensão do contexto de construção dos conhecimentos científicos, sua forma de produção e as influências da época em que foram concebidos. No ensino de ciência o uso da abordagem da HFC é uma forma de tornar a ciência mais humana, com suas falhas e rupturas. Nesse sentido, propomos compreender de que forma a HFC vem sendo apresentada nas pesquisas em ensino de ciências e na prática docente de professores/as de ciências e/ou biologia do município de Aracaju. A primeira parte da pesquisa consistiu em um estado da arte de caráter metodológico bibliográfico e descritivo. O levantamento foi realizado em duas plataformas online: periódicos CAPES e Google acadêmico, a partir do recorte temporal de 1998 a 2016. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Na segunda parte da pesquisa foram realizadas entrevistas semi estruturadas com docentes de ciências e/ou biologia do município de Aracaju/SE acerca do uso de HFC em suas aulas, as quais foram analisadas qualitativamente, por meio da análise de conteúdo de Bardin. As analises evidenciaram que o número de pesquisas na área de HFC, no ensino de ciências no Brasil, cresceu muito entre os anos de 1998 e 2016 e que as instituições públicas, em especial as universidades federais do Sudeste e Nordeste do Brasil tem-se destacado como locais de produção destas pesquisas. A Física continua se mantendo como a área de ensino com o maior desenvolvimentos número de pesquisas e publicações e, os enfoques das publicações estão direcionados, principalmente, para a construção, validação, análise e/ou aplicação de recursos didáticos, como sequências didáticas, software, assim como desenvolvimento de mini curso no ensino básico e/ou na formação de professores/as. Na análise das 14 entrevistas com os/as docentes, foi possível notar que poucos/as deles/as tiveram contato com questões históricas e filosóficas da ciência. As entrevistas com os/as docentes evidenciaram que apesar de reconhecer a importância da perspectiva histórica e filosófica da ciência no ensino, esta é utilizada apenas em assuntos pontuais, caracterizando a abordagem inclusiva. Entre os principais assuntos utilizados com esta abordagem, destacam-se, evolução, origem da vida, célula e genética. Com relação às dificuldades encontradas para o uso da HFC em suas aulas, os/as docentes mencionam a falta de tempo, excesso de conteúdos, a falta de recursos ou fontes didáticas, a resistência dos/as estudantes para a introdução deste tema, a falta de preparo e a dificuldade em fazer a transposição didática. Dessa forma, ressaltamos a importância do uso dessa abordagem na formação docente para que possam ser minimizados os problemas da sua implementação no processo de ensino.

Interno - 1674029 - ALICE ALEXANDRE PAGAN
Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1182646 - CLAUDIENE SANTOS

Notícia cadastrada em: 03/02/2017 16:27